Notícias de Março de 2009 publicadas no "União de Coura"

JORNAL UNIÃO DE COURA

(Nas notícias do Arciprestado)

PELA PASTORAL JUVENIL – No dia 14 de Março, na igreja matriz da Vila, às 21h, tivemos na continuidade dos nossos "encontros de sábado à noite" um encontro mais íntimo em clima de oração. Estiveram presentes jovens vindos de alguns dos nossos arciprestados vizinhos, para as Conversas com Deus. Foi passada uma mensagem de esperança e confiança em Jesus Cristo, o Deus Vivo (inspirados na mensagem de Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude). As próximas Conversas com Deus são na véspera da Jornada Mundial da Juventude, dia 4 de Abril, na Sé Catedral de Viana do Castelo, pelas 21h. Aparece para celebrar a tua juventude e a tua esperança em Jesus Cristo. Por sua vez, no dia 5 de Abril, pelas 15h no Centro Cultural de Paredes de Coura, teremos a apresentação do Auto da Paixão pelos jovens do nosso arciprestado. Parabéns aos nossos jovens por se estarem a empenhar nas propostas que lhes temos feito. Continuem a participar e tragam mais um…

Figura 1 – Conversas com Deus

Paróquias

UNIÃO DE AMIGOS – Maria Aurora Brito – Valongo; Felisbela Araújo de Sá- Parada; Maria de Lures da Rocha Sá Pereira – V. Nova de Cerveira; Manuel P. de Caldas – Moselos. CAMPANHA DA QUARESMA: A caminho da Páscoa com S. Paulo – Os objectivos desta caminhada da quaresma são: Ajudar a viver a Quaresma como um tempo oportuno para «ir ao coração da Fé», acompanhados pela vida e os escritos de São Paulo; Aprofundar o conhecimento de São Paulo; Incentivar a leitura, meditação e oração a partir de textos da Bíblia, nomeadamente das cartas de São Paulo. 1ª semana: As origens de Paulo de Tarso 2ª semana: Encontro com Cristo no caminho de Damasco 3ª semana: São Paulo anuncia Jesus a todos 4ª semana: Os desafios de Paulo às comunidades 5ª semana: Aprofundar a fé com as cartas de Paulo 6ª semana: Identificado com Cristo até à morte Final: Viver como Paulo, sendo discípulo de Cristo Na igreja foi colocado um mapa com os nomes das cidades referentes a cada semana e move-se a imagem de S. Paulo para essa cidade. É um pouco fazer o itinerário espiritual e de fé que S. Paulo fez para nos ajudar a chegar à Páscoa. CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA E TRÍDUO PASCAL:
Domingo de Ramos Parada – 8h Padornelo – 9,30h Moselos – 11h Via-Sacra Parada – Segunda-feira, às 20,30h Padornelo – Quarta-feira, às 20,30h Moselos – Sexta-feira, às 20,30h Quinta-feira Santa – Ceia do Senhor Moselos – 18h Padornelo – 19h Parada – 20h Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor Padornelo – 15h Parada – 16h Moselos – 20,30h Sábado Santo – Vigília Pascal Moselos – 20h Parada – 22h Domingo da Ressurreição 8,30h - Padornelo Visita Pascal: Parada – Domingo de Páscoa Padornelo – Segunda-feira de Páscoa Moselos – Segunda-feira de Páscoa Votos de uma Santa Páscoa para os nossos amigos assinantes e leitores. CARNAVAL – Como nos anos passados, os nossos idosos dos Centros de Parada, Padornelo e Moselos prepararam-se para brincar ao Carnaval, este ano com o tempo a ajudar participaram no desfile na vila, sobre o tema da reciclagem. Muito bonitinhas também estavam as nossas crianças da Creche com o disfarce de cogumelos. Parabéns. A SEMENTEIRA – No passado dia 27 de Fevereiro, os utentes do Centro Paroquial e Social de Moselos, Padornelo e Parada cavaram a terra e plantaram as batatas e as couves na nossa "horta biológica". A tarde esteve bem animada com uma verdadeira sementeira à nossa moda, e sem adubos. As batatas e couves já estão, mas ainda falta mais umas verduras que depois se irão colher na nossa horta de Moselos.

Figura 2 - Sementeira

MOSELOS

RAMO – No passado domingo, 15 de Março, tivemos a apresentação das ofertas para as obras do salão paroquial. Tivemos presente o senhor Presidente da Câmara, para manifestarmos com simplicidade a nossa gratidão na execução das obras do parque da igreja e do Centro Paroquial. Também agradecemos ao senhor Joaquim Alves e sua esposa por nos terem cedido o terreno que tornou possível esta obra. Foi uma tarde de autêntico verão, e que arrecadamos mais cerca de seis mil euros para a continuação das obras do salão.

PARADA
PARA A CASA DO PAI - No passado dia 14 de Fevereiro, no lugar da Proviadeira, faleceu a senhora Maria da Conceição da Cunha Felgueiras, de sessenta e dois anos de idade, natural desta Comunidade. O seu funeral realizou-se no dia seguinte para o cemitério da Paróquia. No passado dia 24 de Fevereiro, no lugar de Alvarim, faleceu a senhora Rosa Pereira de Sousa, de oitenta anos de idade, natural desta Comunidade. O seu funeral realizou-se no dia seguinte para o cemitério da Paróquia. Paz às suas Almas!
PADORNELO
PARA A CASA DO PAI - No passado dia 14 de Fevereiro, no lugar do Sobreiro, faleceu o senhor Casimiro Pereira Barbosa, de setenta e sete anos de idade, natural desta Comunidade. O seu funeral realizou-se no dia 16, para o cemitério da Paróquia. Paz às suas Almas! PARABÉNS A VOCÊ…. – No Dia 17 de Março a Associação Cultural Recreativa e Desportivas de Padornelo está de Parabéns. Para comemorar os seus 22 anos de existência, está a organizar actividades ao longo do mês de Março como se pode verificar no seguinte programa: 15 de Março - * 9,45h - Missa pelos sócios falecidos; * 10,30h - Torneio de Futsal - (Assoc. de Padornelo - Assoc. de Parada); * 15h - Espectáculo musical com a participação: Associação de Padormelo, Grupo de Cavaquinhos de Amonde - Viana do Castelo e Grupo de cantigas de Parada do Monte - Melgaço;
21 de Março - * 21h - Concurso: “Conhecei a Nossa Terra” com a presença de duas equipas (Associação de Padornelo e da Associação de Infesta);
22 de Março - *10h - Torneio de Futsal (Associação de Padornelo e Coura/Umbro); *15h - Tertúlia “Padornelenses na vida militar além fronteiras”. À nossa associação muitos parabéns!
8 de março de 2009

Aniversário da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Padornelo

Programa:
15 de Março - 9,45h - Missa pelos sócios falecidos; 10,30h - Torneio de Futsal - (Assoc. de Padornelo - Assoc. de Parada); 15h - Espectáculo musical com a participação: Associação de Padormelo, Grupo de Cavaquinhos de Amonde - Viana do Castelo e Grupo de cantigas de Parada do Monte - Melgaço;
21 de Março - 21h - Concurso: “Conhecei a Nossa Terra” com a presença de duas equipas (Associação de Padornelo e da Associação de Infesta);
22 de Março - 10h - Torneio de Futsal (Associação de Padornelo e Coura/Umbro) - 15h -Tertúlia “Padornelenses na vida militar além fronteiras”.
1 de março de 2009

É a hora da sementeira...

Na passada sexta-feira, 27 de Fevereiro, os utentes do Centro Paroquial e Social de Moselos, Padornelo e Parada cavaram a terra e plantaram as batatas e as couves na nossa "horta biológica". A tarde esteve bem animada com uma verdadeira sementeira à nossa moda, e sem adubos. As batatas e couves já estão, mas ainda falta mais umas verduras que depois se irão colher na nossa horta de Moselos.
Imagem - "Horta Biológica"

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia