31 de maio de 2009

Bento XVI exorta fiéis à limpeza do espírito

Tal como o ambiente, também o espírito deve ser preservado. O desafio foi lançadon pelo Papa, na homilia da Missa de Pentecostes, em Roma.
Fonte: http://www.rr.pt
O Cardeal Patriarca apela para que se dê uma união dos povos através da Fé e da tolerância.
D. José Policarpo deixou o repto hoje na missa do Dia de Pentecostes na Sé Patriarcal de Lisboa. “Em todas as línguas se proclama a uma só voz: judeus e gregos, homens e mulheres, escravos e homens livres, todos nas suas diferenças, na sua variedade, na sua riqueza infinita, mas que têm uma linguagem comum, têm uma experiência comum e têm uma mensagem comum: o amor de Deus é transformador, o amor de Deus é verdadeiramente o inicio de um mundo novo”, disse.
Fonte: http://www.rr.pt
30 de maio de 2009

D. José Policarpo recorda as cartas do apóstolo

São Paulo é um caso único no Novo Testamento, afirmou o Cardeal Patriarca de Lisboa, esta sexta-feira, numa conferência sobre o Ano Paulino.
D.José Policarpo dá como exemplo o método de evangelização inaugurado por este apóstolo e recorda as cartas que São Paulo escrevia às comunidades cristãs do seu tempo.“Paulo escreve a comunidades concretas e com uma finalidade: para que a carta do apóstolo quando chega, seja lida na comunidade reunida. A liturgia da Igreja, de certo modo, recuperou esse método, mas não tem a veemência e a unção que tinha uma comunidade como a de Colossos, de Corinto ou de Éfeso quando se reunia para ouvir as palavras do apóstolo”.“Às vezes não eram palavras fáceis de ouvir, porque ele não tinha «papas na língua» e estava muito bem informado: tinha mensageiros que iam de um lado para o outro e informavam o apóstolo dos problemas da comunidade”, referiu D. José Policarpo, na Igreja de São Paulo, em Lisboa.
Fonte: http://www.rr.pt

Aluno nonagenário baptiza-se depois de ler a Bíblia

Um bisavô queniano de 90 anos, que é o mais velho aluno primário do mundo, pediu para ser baptizado depois de ter lido pela primeira vez a Bíblia.
Fonte: http://www.rr.pt

Hispânico para embaixador na Santa Sé

Miguel Díaz, um professor de teologia nascido em Cuba deverá ser o próximo embaixador dos Estados Unidos junto da Santa Sé.
Fonte: http://www.rr.pt
29 de maio de 2009

Evangelho de Domingo 31 de Maio 2009

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos:
“Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, e que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, Ele dará testemunho a meu favor. E vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo desde o princípio.Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer.”
Jo 20,19-23
28 de maio de 2009

Documento não está a ser aproveitado, diz Paulo Adragão

As virtualidades da Concordata assinada em 2004 não estão ser devidamente aproveitadas, critica Paulo Adragão, professor de direito da Universidade Católica do Porto.
Numa conferência, em Lisboa, organizada pelo Centro de Estudos de Direito Canónico, o jurista defendeu que a regulamentação unilateral das matérias relacionadas com a Concordata que tem sido seguida pelo Estado não é a melhor solução.“Pensamos que a via até agora seguida não é a melhor, é demasiado limitativa, correspondendo a um entendimento algo antiquado das relações entre o poder político, a religião e a sociedade. Não se está ainda a aproveitar devidamente as virtualidades da Concordata de 2004”, disse Paulo Adragão.O debate desta quarta-feira na Universidade Católica em Lisboa assinalou passagem do quinto aniversário da Concordata.Neste encontro foi também saudada a nova Concordata entre o Brasil e a Santa Sé.
Fonte: http://www.rr.pt
27 de maio de 2009

Jovem de 14 anos vai conhecer o Papa

Joana é uma jovem de 14 anos com uma doença oncológica e um sonho: conhecer o Papa Bento XVI e visitar o túmulo de João Paulo II. O sonho será concretizado na quinta-feira.
No final da audiência geral das quartas-feiras, a Joana, de Santa Maria da Feira, vai conhecer Bento XVI. O encontro foi possível com a ajuda da associação "Terra dos Sonhos", uma instituição que procura proporcionar momentos de alegria a crianças e jovens com doenças crónicas ou em fase terminal.A equipa de voluntários da associação bateu a várias portas, incluindo à da Nunciatura Apostólica, que enviou o caso à Prefeitura da Casa Pontifícia, o organismo do Vaticano que trata das audiências com o Papa.
Fonte: http://www.rr.pt
25 de maio de 2009

Lutero, o rastilho que a Igreja não esperava

A 25 de Maio de 1521 Lutero era condenado num processo que se revelou um ponto de viragem para o Cristianismo ocidental.
Fonte: http://www.rr.pt

Papa deixa mensagem aos católicos da China

Bento XVI deixou hoje, durante a oração do Regina Caeli, uma palavra especial para a igreja clandestina fiel ao Vaticano e perseguida pelo regime chinês.
A mensagem surge no Dia de Oração pela Igreja, assinalado na China. “Hoje, 24 de Maio, memória litúrgica da bem-aventurada Virgem Maria, Ajuda dos Cristãos – que é venerada com grande devoção no santuário de Sichuan em Xangai – celebra-se o Dia de Oração pela Igreja na China. O meu pensamento vai para todo o povo chinês”, afirmou o Papa. “Saúdo em particular com grande afecto os católicos na China e exorto-os a renovarem neste dia a sua comunhão de fé em Cristo e a sua fidelidade ao sucessor de Pedro. Que a nossa oração comum obtenha uma «efusão dos dons do Espírito Santo», para que a unidade de todos os cristãos, a catolicidade e universalidade de toda a Igreja sejam cada vez mais profundas e visíveis”, apelou.
Fonte: http://www.rr.pt

Mensagem do Papa para o 43.º Dia Mundial das Comunicações Socais

Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade.
23 de maio de 2009

Cristão libertado com ajuda de muçulmanos

Num caso raro de uma boa notícia para a comunidade cristã do Iraque, o professor sequestrado há mais de uma semana por terroristas islâmicos foi libertado.
Fonte: http://www.rr.pt

Igreja e media precisam de se adaptar

A igreja ainda precisa de se adaptar à comunicação social e vice-versa. Esta foi uma das principais conclusões do debate sobre a ‘Igreja no palco mediático’, que se realizou na universidade Católica de Lisboa.
Fonte: http://www.rr.pt
21 de maio de 2009

Bento XVI reafirma que paz é possível

No balanço da sua visita à Terra Santa, o Papa diz ter ficado com a sensação de que, apesar das dificuldades, o entendimento entre religiões é possível.
Na habitual audiência das quartas-feiras, Bento XVI fez um novo balanço da sua recente peregrinação, aproveitando a oportunidade para deixar um novo apelo a cristãos, judeus e muçulmanos. “Naquela terra abençoada por Deus, por vezes parece impossível sair da espiral de violência, mas nada é impossível a Deus e a quantos confiam nele. Todos os crentes devem, portanto, pôr atrás das costas preconceitos e vontade de domínio e devem praticar em conjunto o mandamento fundamental: amar a Deus com todo o seu ser e amar o próprio como a si mesmo. É isto que judeus, cristãos e muçulmanos são chamados a testemunhar, para honrar com os factos o que Deus reza com os lábios”, disse.
Fonte: http://www.rr.pt
20 de maio de 2009

Visita das relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque

A diocese de Leiria-Fátima recebe, a partir de hoje, as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, no âmbito de uma visita a Portugal para as comemorações dos 50 anos da inauguração do Monumento a Cristo Rei, em Almada.
Fonte: http://www.rr.pt

Político cristão ameaçado

Dominikus Supriyanto, o único cristão eleito para o parlamento regional de Sumatra Ocidental, viu a casa atacada por um grupo islâmico.
Fonte: http://www.rr.pt
19 de maio de 2009

Mais uma portuguesa a caminho dos altares

Depois da canonização de São Nuno de Santa Maria, é Madre Clara do Menino Jesus, a fundadora das Irmãs Hospitaleiras portuguesas da Imaculada Conceição, que poderá ser beatificada já no próximo ano.
A convicção foi expressa esta tarde pelo Cardeal D.José Saraiva Martins, Prefeito emérito da Congregação para a Causa do Santos. D.José Saraiva Martins diz que a causa da Madre Clara do Menino Jesus está bem adiantada e acrescenta que neste momento os médicos estão a estudar o milagre. Neste momento há cerca de 30 processos relativos a portugueses na congregação para a Causa dos Santos. Já em relação à canonização dos Pastorinhos, D.José Saraiva Martins disse que o processo só deverá conhecer novos avanços se for conseguido um novo milagre.

Fonte: http://www.rr.pt

Processo em Roma dentro de um ano

O processo da história da vida da Irmã Lúcia estará em Roma dentro de um ano, e a expectativa é que a beatificação seja rápida, talvez decorridos três ou quatro anos, revelou hoje o seu postulador.
Fonte: http://www.rr.pt

Papa liga-se ao Facebook

“O Papa encontra-se contigo no Facebook”
Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/

Obama com discurso conciliador em Unversidade Católica

O Presidente americano realçou a necessidade de encontrar bases de entendimento em questões tão polémicas como o aborto. O seu discurso foi boicotado por muitos católicos, desde alunos finalistas ao Bispo local.
Fonte: http://www.rr.pt

Resultados eleitorais deixam Igreja satisfeita

O Cardeal Oswald Gracias, Presidente da Conferência Episcopal indiana, mostrou-se orgulhoso pela forma como decorreram as eleições no seu país.
As eleições traduziram-se em derrotas para o partido extremista hindu, particularmente no estado de Orissa, que antes governava e onde os cristãos foram severamente perseguidos no final do ano passado.O Arcebispo de Bombaím considera que o voto expressa “um claro mandato a favor da liberdade de religião”. Em declarações à Rádio Vaticano o cardeal indiano mostrou-se esperançoso que o novo Governo central, que será formado pelo Partido do Congresso quando este encontrar parceiros para uma coligação, ajude a resolver alguns dos problemas que afectam a estabilidade do país, tais como a exclusão de minorias como os tribais, ou os indianos de castas mais baixas que ainda são discriminados.
Fonte: http://www.rr.pt

Santa Sé promove encontro na Jordânia

A forma acolhedora como o Papa foi recebido na Jordânia está a ter seguimento com a realização de um encontro inter-religioso naquele país.
O encontro, promovido pelo Real Instituto para Estudos Inter-religiosos da Jordânia e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, começou ontem e debruça-se sobre o tema Religião e Sociedade Civil.Serão abordados tópicos como “História e Pensamento Filosófico-Jurídico” e “Sociedades Modernas e Tradições Religiosas”, e tudo termina amanhã, dia 20 de Maio.A delegação da Santa Sé é liderada pelo Cardeal Jean-Louis Tauran e conta com representantes de Igrejas de rito oriental baseadas no Médio Oriente. No final do encontro será publicada uma declaração comum.
Fonte: http://www.rr.pt

Uma jornalista de Al Jazeera aposta no diálogo interreligioso

Khadija Ben Gana, apresentadora argelina da emitente árabe Al Jazeera concedeu uma entrevista a H2onews em Chipre, no último encontro interreligioso promovido pela Comunidade de Santo Egídio. Khadija aposta no diálogo interreligioso e destaca o culpado de não podê-lo conseguir plenamente. Khadija Ben Gana explica o diálogo interreligioso a partir do olhar de uma muçulmana envolvida nos meios de comunicação. Romper barreiras é prioritário, afirma. "Creio que este diálogo é muito importante. Devemos seguir promovendo-o para sobreviver. Necessitamos dele. Porém o diálogo deve permanecer somente um diálogo de culturas ou religiões porque a política é o que tudo destrói. Devemos reconhecer que o que interrompe o diálogo é a política". “Acreditamos no diálogo; eu sou muçulmana, e no Islã, Deus disse no Corão: “Criamos povos e tribos para que uns e outros se conheçam”, e este conhecimento é a chave principal para o diálogo, então nos conheceremos um ao outro, porque agora cada um ignora o outro. Conheçamos o outro primeiro para promover este diálogo e acabar com as barreiras entre nós”.
18 de maio de 2009

Acordo entre Estado e Santa Sé continua por regulamentar

Cinco anos depois da assinatura da nova Concordata, o acordo ainda não foi regulamentado. De acordo com D. Jorge Ortiga, o fim não está sequer próximo.
Fonte: http://www.rr.pt

“Peçamos a Cristo Rei que nos fortaleça o coração”

Perante largos milhares de pessoas, o enviado do Papa ao 50.º aniversário do Santuário do Cristo Rei pede a todos que confiem no Sagrado Coração de Jesus para que amor reine e o mundo tenha paz.
Fonte: http://www.rr.pt
16 de maio de 2009

Festival Jota

Estás a marcar as tuas férias?

São Nicolau encheu para acolher imagem de Fátima

Depois de uma curta passagem pela Igreja dos Anjos, a imagem de Nossa Senhora de Fátima dirige-se à Igreja de São Nicolau, na Baixa de Lisboa.
Fonte: http://www.rr.pt
15 de maio de 2009

Discurso forte na despedida

À saída de Israel Bento XVI fez um discurso forte onde apelou novamente à paz sem se coibir de defender o direito dos palestinianos a uma pátria, na presença do presidente Shimon Peres e Benjamin Netanyahu.
Fonte: http://www.rr.pt

Imagem de Nossa Senhora chega a Lisboa, dia 16 de Maio

É um dos pontos altos das celebrações dos 50 anos da inauguração do santuário do Cristo Rei. Esperam-se centenas de milhares de pessoas nas ruas da capital para saudar a imagem peregrina que atravessará o Tejo de barco.
Fonte: http://www.rr.pt

Igreja apela à coesão para ultrapassar a crise

D. Carlos Azevedo apela ao entendimento dos partidos. Foi durante o Simpósio “Reinventar a Solidariedade”, promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa e que está inserido nas comemorações dos 50 anos do Cristo-Rei.
Para o Bispo Auxiliar de Lisboa, mesmo sem Bloco Central, é chegada a altura de se concretizar o amor à pátria através de opções de coesão social. “É altura, mesmo sem Bloco Central, que haja uma centralidade do país nas nossas decisões. Isso é que é fundamental, para que o futuro seja mais sorridente”. Neste simpósio “Reinventar a Solidariedade” também esteve D. Jorge Ortiga, que chamou a atenção para a gravidade social que o país enfrenta. O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa alerta sobretudo para a pobreza envergonhada e para “os parasitas” que se aproveitam da crise. “Aquelas situações de pobreza envergonhada – há um número de pessoas que têm vergonha de mostrar a situação em que se encontram. Há também aqueles que se aproveitam. Costumo dizer que não faltam parasitas. E há muitos parasitas que se aproveitam da crise e que vivem às custas da crise”.
Fonte: http://www.rr.pt

Um sonho que nasceu no Brasil e se realizou em Almada

A construção do santuário do Cristo Rei foi finalizada há meio século. A imagem foi inspirada pelo Corcovado, no Rio de Janeiro, e insere-se na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que foi muito importante na primeira metade do Século XX.
Fonte: http://www.rr.pt
14 de maio de 2009

Mensagem contra o fanatismo e a violência

O Papa visitou hoje a Nazaré, na Galileia, onde apelou à protecção das crianças do fanatismo e da violência, à coragem dos cristãos na Terra Santa e à convivência pacífica entre as diferentes religiões.
Fonte: http://www.rr.pt

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia