22 de maio de 2010

Evangelho de Domingo - 23 de Maio de 2010

Naquele tempo Jesus disse aos seus discípulos: «Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. Então, eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre. Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou. Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.»
Fonte: http://www.h2onews.org
20 de maio de 2010

Bento XVI diz que visita a Portugal foi uma “experiência tocante”

"A peregrinação a Portugal foi para mim uma experiência tocante e rica em muitos dons espirituais", disse o Papa.
Bento XVI classificou a recente visita apostólica a Portugal como um momento “tocante” e agradeceu o acolhimento caloroso que recebeu dos portugueses.
“A peregrinação a Portugal foi para mim uma experiência tocante e rica em muitos dons espirituais. Enquanto permanecem vincadas na minha mente e no meu coração as imagens desta inesquecível viagem, o acolhimento caloroso e espontâneo e o entusiasmo das pessoas, dou graças ao Senhor porque Maria, aparecendo aos três Pastorinhos, abriu no mundo um espaço privilegiado para encontrar a misericórdia divina que cura e salva”, afirmou o Santo Padre, durante uma audiência geral no Vaticano.
O Papa espera que a deslocação a Portugal possa servir como incentivo para um renovado impulso espiritual no país. Bento XVI utilizou depois a língua portuguesa para descrever o que sentiu em Fátima e no Porto.

14 de maio de 2010

Evangelho de Domingo - 16 de Maio 2010

E continuou: «Assim está escrito: ‘O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. E vocês são testemunhas disso.
Agora eu lhes enviarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, fiquem esperando na cidade, até que vocês sejam revestidos da força do alto.»
Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. Eles o adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.


Fonte: http://www.h2onews.org

Bento XVI Chegou a Roma às 17h43 locais (16h43 em Lisboa)

Bento XVI chegou a Roma às 17h43 locais (16h43 em Portugal), com 17 minutos de avanço relativamente à hora prevista e recuperando os 16 minutos de atraso com que tinha partido de Lisboa.

No final da viagem o Papa recebeu individualmente os oitos jornalistas portugueses que integraram o voo papal, trocando breves palavras com cada um deles.

O Papa recebeu também membros da tripulação do Airbus 320 da TAP que o levou de Lisboa a Roma.

Durante a viagem entre o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e o Aeroporto de Fumicino, em Roma, foi servida um almoço confeccionado a bordo pelo chefe Vítor Sobral.

O prato servido foi vitela enrolada em couve lombarda.

Bento XVI recebeu carta dos jovens portugueses

D. António Carrilho entregou, dia 13 de Maio, ao Papa a carta escrita pelos jovens portugueses.

Reunidos por ocasião da Peregrinação Anual Fátima Jovem os jovens escreveram uma carta onde se dirigiam a Bento XVI onde renovavam a oração pelo Papa e a alegria de o ter em Portugal.

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt
Download da Carta aqui  (Formato: PDF | Tamanho: 31KB)

Bento XVI agradece "acolhimento caloroso e espontâneo" dos portugueses

O Papa deseja que a sua visita sirva para "renovar o impulso espiritual e apostólico da Igreja portuguesa". Chegou assim ao fim a visita de Bento XVI a Portugal.

Fonte: http://www.rr.pt

Papa diz que a Igreja tem de vencer a tentação de se limitar ao que tem

Bento XVI apelou ao reforço do espírito missionário na homilia na Avenida dos Aliados, no Porto. Afirmou que a Igreja está pronta para o diálogo inter-religioso e pediu cuidado com o conformismo. "Seria morrer a prazo", sublinhou.

Fonte: http://www.rr.pt

Papa: "Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída"

Bento XVI referiu-se à realidade mundial da época em que ocorreram as aparições, para vincar o papel de Fátima na salvação da humanidade. "O homem pôde despoletar um ciclo de morte e terror, mas não consegue interrompê-lo", defendeu.

Fonte: http://www.rr.pt
12 de maio de 2010

Bento XVI pode ser o primeiro Papa a visitar a China

Bento XVI poderá ser o primeiro papa a visitar a China, afirmou hoje à agência Lusa o bispo de Macau, José Lai, para quem a reconciliação entre Santa Sé e Pequim já esteve mais longe.
«Espero que seja possível neste século uma visita do papa à China e que Bento XVI o consiga», disse José Lai na véspera do 13 maio, que este ano é celebrado em Fátima com a presença do papa.

O bispo de Macau confessa que a visita do chefe da Igreja Católica ao território sob administração chinesa «é um sonho», até porque diz não acreditar que tal seja possível.

«Macau não precisa da visita do Papa, mas a China sim, e creio que é seu desejo visitar o continente chinês. Talvez aproveite a ocasião para passar por Macau», sustentou.

«A China já tem mais de quatro séculos de evangelização, a Igreja Católica não é nova no país e como o papa nunca teve oportunidade para visitar esta terra - com 12 milhões de católicos - vale a pena ir lá e conhecer esta gente», sublinhou José Lai.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt

Papa: "Nenhuma força adversa poderá jamais destruir a Igreja"

Bento XVI afirmou que "é nos Santos que a Igreja se reconhece", durante a homilia de no Terreiro do Paço. E apelou aos portugueses para estenderem à comunidade europeia a identidade cultural e religiosa do país.

Fonte: http://www.rr.pt

José Sócrates reuniu-se com Bento XVI, “um homem afável”

Primeiro-ministro realçou as “excelentes relações entre Estado português e todas as confissões”.
José Sócrates manteve um encontro com o Papa, ao final desta manhã, na Nunciatura Apostólica, depois do encontro de Bento XVI com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém. À saída, o primeiro-ministro destacou o “homem culto e afável” que é Bento XVI, “o que dá origem a uma conversa muito agradável, como a que tivemos”, afirmou Sócrates aos jornalistas.
O chefe de Governo revela que manifestou ao Santo Padre a alegria que o povo português sente pela sua visita e diz ter sublinhado as “excelentes relações” que existem em Portugal entre o Estado e a Igreja, bem como com todas as confissões. “É uma situação de liberdade religiosa que muito nos satisfaz”, referiu José Sócrates.



9 de maio de 2010

Bento XVI manifesta alegria pela visita a Portugal

"Peço as vossas orações pelo sucesso desta jornada, assegurando-vos as minhas orações a Nossa Senhora de Fátima por todo o povo de Deus", disse o Papa.

Fonte: http://www.rr.pt
8 de maio de 2010

Cavaco vai oferecer imagem de S. António a Bento XVI

O Presidente da República também vai presentear o Papa com um livro de sermões de Santo António.


Fonte: http://www.rr.pt

X Viana Jovem - Participa e convida os amigos!‏

Viana do Castelo - 16 de Maio 2010

“Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (Mc 10, 17)

Programa:

9h – Acolhimento no Jardim D. Fernando (junto à Sra da Agonia)

10h - Encontro com o outro – Largo de S. Domingos

11h - Encontro com Deus – Praça da República

12h - Eucaristia na Sé Catedral

13h – Almoço/piquenique na relva da marina


É a décima edição do encontro diocesano da juventude. Este ano realiza-se no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, que organiza esta actividade sobre o tema da Jornada Mundial da Juventude, espera mais de cinco centenas de jovens de todos os arciprestados.
Pedem a presença alegre dos jovens que serão convidados a vestir uma t-shirt alusiva a este dia e a participar activamente (€1).
Está marcado para a manhã do dia 16 de Maio, com a concentração às 9h no Jardim D. Fernando, junto à Sra da Agonia. Consistirá numa caminhada dinamizada por vários grupos de jovens, com destaque para uma paragem no Largo de S. Domingos (encontro com o outro) e outra na Praça da República (encontro com Deus), terminando com a celebração da Eucaristia animada pelos jovens e presidida pelo bispo da diocese, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
O X Viana Jovem termina com o almoço/piquenique na relva da marina.
«É o dia diocesano dos jovens para manifestar a nossa juventude e a alegria cristã».


Download do Cartaz aqui  (Formato: JPEG | Tamanho: 4,46MB)
Informações em: http://jotasdeviana.blogspot.com
E-mail: E-mail Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Viana do Castelo
7 de maio de 2010

Evangelho de Domingo - 09 de Maio de 2010

Jesus respondeu: «Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou. Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.»
«Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu dou para vocês não é a paz que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: ‘Eu vou, mas voltarei para vocês’. Se vocês me amassem, ficariam alegres porque eu vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Eu lhes digo isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês acreditem.
Fonte: http://www.h2onews.org

Hino dos jovens para a visita do papa Bento XVI

“Bem-Vindo, Santo Padre” é o título do Hino da visita de Bento XVI a Portugal com letra do Pe. Heitor Morais, jesuíta, e música do Pe. António Cartageno, compositor da Diocese de Beja.

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt
Para ouvir clicar aqui
Download do Ficheiro com a Letra da Música aqui (Formato: PDF | Tamanho: 163KB)

Papa vai evocar atentado a João Paulo II

Todas as homílias e discursos serão proferidas em português.


Fonte: http://www.rr.pt

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia