15 de junho de 2010

Padre católico indonésio recebe prémio islâmico pela paz

Galardão é significativo num país onde não são raras as tensões entre cristãos e muçulmanos.
O prémio Ma’arif, que distingue todos os anos pessoas que se destacaram na sociedade indonésia, foi atribuído ao padre Vincentius Kirjito. O sacerdote católico partilha o prémio deste ano com Habib Ali al-Habsy, um muçulmano responsável por um esquema de micro-crédito baseado na lei islâmica.

Vincentius Kirjito foi distinguido pelo seu trabalho em benefício do diálogo inter-religioso, da paz e da conservação ambiental. Em particular, o padre tem-se destacado no esforço pela preservação do vulcão Merapi, um dos principais focos de turismo da região de Java Central.
O prémio Ma’arif tem o nome de Ahmad Syafii Ma’arif, antigo dirigente da Muhammmadiyah, a segunda maior organização islâmica do país. A Indonésia é o maior país muçulmano do mundo, em termos populacionais, mas conta com significativas minorias cristãs e católicas, espalhadas pelo arquipélago.

Existem alguns focos de tensão entre as duas comunidades em certos pontos, com esporádicos casos de violência e até mortes, o que torna particularmente significativa a atribuição deste prémio a um sacerdote católico.

Evangelho de Domingo - 13 de Junho de 2010

Certo fariseu convidou Jesus para uma refeição em casa. Jesus entrou na casa do fariseu, e se pôs à mesa. Apareceu então certa mulher, conhecida na cidade como pecadora. Ela, sabendo que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, levou um frasco de alabastro com perfume. A mulher se colocou por trás, chorando aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés. Em seguida, os enxugava com os cabelos, cobria-os de beijos, e os ungia com perfume. Vendo isso, o fariseu que havia convidado Jesus ficou pensando: «Se esse homem fosse mesmo um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, porque ela é pecadora.» Jesus disse então ao fariseu: «Simão, tenho uma coisa para te dizer.» Simão respondeu: «Fala, mestre.» Certo credor tinha dois devedores. Um lhe devia quinhentas moedas de prata, e o outro lhe devia cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou aos dois. Qual deles o amará mais?» Simão respondeu: «Acho que é aquele a quem ele perdoou mais.» Jesus lhe disse: «Você julgou certo.» Então Jesus voltou-se para a mulher e disse a Simão: «Está vendo esta mulher? Quando entrei em sua casa, você não me ofereceu água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos. Você não me deu o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Você não derramou óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por essa razão, eu declaro a você: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor. Aquele a quem foi perdoado pouco, demonstra pouco amor.» E Jesus disse à mulher: «Seus pecados estão perdoados.» Então os convidados começaram a pensar: «Quem é esse que até perdoa pecados?» Mas Jesus disse à mulher: «Sua fé salvou você. Vá em paz!»
Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos maus e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demónios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres, que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.


 
Fonte: http://www.h2onews.org
11 de junho de 2010

D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira

Formação e Funções Académicas

 • Frequentou o Seminário Diocesano de Leiria (1957-1969)

• Licenciatura em Teologia na Universidade Gregoriana, Roma (1971)

• Licenciatura em Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico de Roma (1974)

• Professor de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra (1974-1977)

• Licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1977)

• Doutoramento em Exegese Bíblica na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster, Alemanha (1987)

• Professor de Exegese Bíblica no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, no Seminário Diocesano de Leiria, na Escola de Formação Teológica de Leigos de Leiria e na Faculdade de Teologia (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa desde 1988

• Presidente da Comissão Directiva do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, desde 2001

 Funções e Cargos Eclesiais

• Ordenação sacerdotal – 15 de Agosto de 1970

• Capelão de Emigrantes Portugueses na Diocese de Münster, Alemanha

• Secretário da Comissão Científica dos Congressos Internacionais de Fátima (1997-2001 e 2003)

• Membro do Conselho de Administração e de Gestão e Finanças do Santuário de Fátima

• Assistente Diocesano do Movimento de Educadores Católicos, Leiria
• Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese de Leiria-Fátima

• Nomeado Bispo Titular de Aquae Flaviae e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa – 4 de Fevereiro de 2005

• Vogal da Comissão Episcopal de Educação Cristã e da Comissão Episcopal de Liturgia, eleito em 23 de Junho de 2005.

Publicações

• Tese de Doutoramento "Die Diakonie der Gerechtigkeit und der Versöhnung in der Apologie des 2. Korintherbriefes. Analyse und Auslegung von 2. Kor 2,14-4,6; 5,11-6,10, 1990, Münster, Alemanha

• Colaborador na Revista “Theologische Revue”, da Faculdade de Teologia da Universidade de Münster

• Catecismos Nacionais – 3º e 4º Ano da Catequese Infantil

• Tradutor da NOVA BÍBLIA DOS CAPUCHINHOS (1998)


Quatro Bispos atingem limite de idade este ano

O agora Bispo emérito de Viana do Castelo, D. José Pedreira, atingiu os 75 anos de idade em Abril. Este ano, são quatro os bispos portugueses que atingem o limite de idade estabelecido pelo Direito Canónico para exercerem funções.

D. António Montes, Bispo de Bragança-Miranda, celebrou a 30 de Abril o seu 75.º aniversário natalício e revelou nesse dia que o Vaticano aceitou o seu pedido de resignação.

O mesmo fez D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, que completou 75 anos em Março e revelou à diocese que o seu sucessor deverá chegar nos próximos meses.

O bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, completa 75 anos no próximo dia 11 de Setembro.

D. João Miranda, bispo Auxiliar do Porto, é o último da lista. Completa 75 anos a 1 de Dezembro.

Fonte: http://www.rr.pt

Viana do Castelo tem novo bispo

A entrada solene de D. Anacleto Oliveira em Viana do Castelo está marcada para 15 de Agosto, o dia da festa da Padroeira da diocese.

A diocese de Viana do Castelo tem um novo bispo. D. Anacleto Oliveira substitui D. José Pedreira, que atingiu o limite de idade para o cargo.

D. Anacleto é natural da freguesia das Cortes, Leiria. Nasceu em 17 de Julho de 1946 e foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1970. Dedicou-se à formação intelectual, obtendo o doutoramento em Sagrada Escritura, na Alemanha.

Foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 2005. Até lá, fez parte Conselho de Administração do Santuário de Fátima. Foi o secretário da Comissão Científica da Universidade Católica nos últimos três congressos internacionais realizados em Fátima. Foi ainda um dos principais organizadores e impulsionadores da Peregrinação Nacional das Crianças ao Santuário de Fátima, que se realiza todos os anos a 10 de Junho.

9 de junho de 2010

Visita ao Chipre foi “muito positiva”, diz porta-voz do Vaticano

rederico Lombardi mostrou um grande optimismo ao final desta manhã, no fim da histórica visita do Papa ao Chipre.
Foi uma visita positiva, com grande sucesso, afirmou, em balanço, o porta-voz do Vaticano, este domingo, em conferência de imprensa.
“Faço um balanço muito positivo. É a terceira visita positiva depois das últimas duas, a Malta e a Portugal”, afirmou Frederico Lombardi.
Durante esta visita, Bento XVI deu a conhecer o documento de trabalho para o Sínodo dos Bispos do Médio Oriente, em Outubro.
“Penso que a escolha de Chipre como sítio para a apresentação do documento de trabalho e para o arranque do Sínodo foi também uma mensagem importante, porque é o reconhecimento de Chipre como um ponto de encontro, como um lugar onde as culturas, os povos e as religiões se podem encontrar de modo pacífico e de onde se pode ter, como horizonte, toda a região do Médio Oriente”, justificou o padre Lombardi.

Fonte: http://www.rr.pt

Evangelho de Domingo - 6 de Junho de 2010

No entanto, as multidões souberam disso, e o seguiram. Jesus acolheu-as, e falava a elas sobre o Reino de Deus, e restituía a saúde a todos os que precisavam de cura.
A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos se aproximaram de Jesus, e disseram: «Despede a multidão. Assim eles podem ir aos povoados e campos vizinhos para procurar alojamento e comida, porque estamos num lugar deserto.» Mas Jesus disse: «Vocês são os que têm de lhes dar de comer.» Eles responderam: «Só temos cinco pães e dois peixes... A não ser que vamos comprar comida para toda essa gente!» De fato, estavam aí mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: «Mandem o povo sentar-se em grupos de cinquenta.» Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. Então Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou sobre eles a bênção e os partiu, e ia dando aos discípulos a fim de que distribuíssem para a multidão. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda foram recolhidos doze cestos de pedaços que sobraram.


 
Fonte: http://www.h2onews.org
3 de junho de 2010

Bento XVI profundamente consternado com situação em Gaza

O Papa lamentou o recurso à violência no Médio Oriente, no mesmo dia em que os israelitas começaram a deportar os detidos, entre os quais um arcebispo católico de 88 anos. Bento XVI falou na tradicional audiência geral das quartas-feiras sobre o ataque israelita à frota de ajuda humanitária palestiniana.

O Papa segue com profunda consternação os acontecimentos trágicos na Faixa de Gaza e exprimiu as suas condolências pelas vítimas dos acontecimentos. Bento XVI repetiu que a violência não resolve as controvérsias, mas antes aumenta as consequências e gera ainda mais violência.

O Papa apelou aos responsáveis políticos a nível local e internacional que procurem soluções justas e optem pelo diálogo de modo a garantir às populações daquela zona melhores condições de vida em concórdia e serenidade, dando ainda uma palavra de apoio a todos os que não desistem de trabalhar pela paz na região.

Fonte: http://www.rr.pt

Dia de Corpo de Deus

Assinala-se hoje a solenidade do Corpo de Deus, uma festa antiga que quer acentuar a centralidade da eucaristia na vida da Igreja e na espiritualidade dos cristãos.  

O cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa, explica que a data é sempre assinalada na quinta-feira a seguir ao domingo da Santíssima Trindade e que é uma festa litúrgica que celebra a eucaristia “na sua totalidade”.

A procissão do Corpo de Deus é uma das “mais concorridas”, nomeadamente na cidade de Lisboa, sublinha.

“Ao conduzirmos o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade, queremos significar que o Senhor Jesus nos acompanha e nós, que nos alimentamos desse Senhor Jesus, que o levamos à vida, à sociedade, ao dia a dia, à vida de cada um de nós.”

A eucaristia é central na vida dos cristãos. O pároco da Sé de Lisboa explica que neste dia do Corpo de Deus “a Igreja como que se reúne toda à volta da eucaristia, não só celebrando-a, mas ao mesmo tempo adorando-a, contemplando-a, meditando a sua força redentora”.


Evangelho de Domingo - 30 de Maio de 2010

«Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.»
Fonte: http://www.h2onews.org

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia