31 de agosto de 2010

Papa condecorou 40 portugueses envolvidos na visita a Portugal

O Papa Bento XVI condecorou individualmente 40 portugueses que estiveram envolvidos na organização da sua viagem apostólica a Portugal, no passado mês de Maio. Em sentido inverso, a Presidência da República condecorou praticamente todo o séquito que acompanhou o Santo Padre, também cerca de 40 pessoas.


A troca de condecorações após uma visita oficial de Chefe de Estado é um hábito protocolar sem novidade. Acontece todas as vezes que as autoridades de um país acolhem altas individualidades em visita de Estado.


O acordo sobre as condecorações é sempre feito antes da visita se realizar. Neste caso, o Estado português enviou para a Santa Sé - muito antes do Papa chegar - uma lista com mais de 40 nomes de pessoas envolvidas na preparação, quer a nível nacional, quer nas três dioceses visitadas. Tratou-se de uma vasta lista que incluía sacerdotes, leigos, responsáveis da polícia e segurança, membros do Governo e sectores do Estado, presidentes da Câmara e também o Presidente da República.

Em contrapartida, o Estado Português propôs à Santa Sé condecorar o Papa e todos os membros do seu séquito, ou seja, os que vieram com o Papa de Roma e também os bispos que em Portugal o acompanharam sempre: D. José Policarpo, D. António Marto, D. Manuel Clemente, D. Jorge Ortiga e D. Carlos Azevedo.
Bento XVI recusou a condecoração do Estado Português, como, aliás, sempre recusa condecorações de qualquer outro Estado, mas tudo o resto foi aceite.

24 de agosto de 2010

Papa apela aos homens para se unirem na construção da paz

“Confiamos à sua intercessão a oração quotidiana pela paz especialmente nos sítios onde mais interfere a absurda lógica da violência: para que todos os homens se convençam que neste mundo nos devemos ajudar uns aos outros como irmãos para construir a civilização do amor. Maria, Rainha da Paz, rogai por nós!”, apelou Bento XVI.

Maior conjunto de frescos portugueses está a ser recuperado

O maior conjunto de frescos conhecido em Portugal e o único nos Açores, existente na Igreja Matriz de S. Sebastião, na Terceira, está a ser alvo de uma complexa intervenção de conservação.

Os frescos da Igreja de S. Sebastião ocupam uma área com 2,52 metros de altura, tendo 8,02 metros de largura na parede sul e 9,16 metros na parede norte.

O conjunto corresponde a dois géneros distintos de pintura, apresentando figuras autónomas separadas por molduras decorativas com grotescos na parede sul e diversas cenas narrativas na parede norte.

A recuperação deste conjunto de frescos está a decorrer desde Janeiro de 2007, no quadro do plano de preservação do património cultural dos Açores, e está a ser supervisionada pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.

O Instituto dos Museus e da Conservação colaborou nesta intervenção através da realização das análises laboratoriais de identificação dos pigmentos e dos constituintes das argamassas.

A Direcção Regional de Cultura não adiantou os custos desta intervenção de conservação, nem o prazo para a sua conclusão.

4 de agosto de 2010

Cinco cristãos assassinados no Paquistão

As ameaças eram recorrentes. Há dois meses os membros desta Igreja Protestante no Paquistão tinham recebido uma carta a ordenar-lhes que abandonassem a área. “Disseram-nos que não éramos bem-vindos, que poluíamos a terra”, afirma a mulher de um dos homens que ainda escapou com vida.

No passado dia 15 de Julho consumou-se o ataque. Ao sair da Igreja, depois de uma reunião onde foi discutido o problema da segurança, o grupo de cristãos foi surpreendido por um bando armado que abriu fogo, matando instantaneamente cinco homens e ferindo outros cinco.

Entre os cinco mortos inclui-se o pastor John Aaron, responsável pela comunidade cristã.

Shahid John, filho do pastor, sofreu apenas um tiro no braço, mas afirma que foi preciso esperar 45 minutos pela polícia e outros 45 depois disso pela chegada de uma ambulância.

Os cristãos formam uma pequeníssima minoria no Paquistão, um país oficialmente islâmico, e têm sido vítimas de graves perseguições e violência nos tempos mais recentes.



Fonte: http://www.rr.pt
1 de agosto de 2010

Visita da Cruz das JMJ a Portugal

Viana do Castelo, 18.30h, 8 de Agosto:

Acolhimento da Cruz das JMJ na igreja de S. Domingos



Teremos o acolhimento da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, que chegará de Santiago de Compostela para a visita a Portugal, junto à igreja de S. Domingos - Viana do Castelo, pelas 18.30h. Depois seguiremos em caminhada com a Cruz transportada por todos os jovens até à Sé Catedral, onde com a presença do D. José Augusto faremos um pequeno momento de adoração da Cruz. Por volta das 20h, entregaremos a Cruz das JMJ à diocese de Braga.


O Papa João Paulo II sentiu que devia haver uma cruz – um símbolo da nossa fé - próximo do altar principal na Basílica de São Pedro onde pudesse ser vista por todos. Uma grande Cruz de madeira, com 3.8 metros de altura, foi colocada nesse local de acordo com o desejo do Santo Padre.

No final do Ano Santo, após o Papa ter encerrado a Porta Santa, confiou essa mesma Cruz aos jovens de todo o mundo, representados pelos jovens de Centro Juvenil de São Lourenço em Roma. Nesse momento, as suas palavras foram as seguintes:

"Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, confio-vos o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção" (Roma, 22 Abril 1984).


A visita da Cruz é um momento importante para a sensibilização dos jovens para as JMJ de Madrid em 2011.



Vamos adorar a Cruz e prepararmos para as próximas JMJ.


Download do Cartaz  aqui  (Formato: PDF | Tamanho: 391 KB)

Fonte: Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Viana do Castelo

Evangelho de Domingo - 1 de Agosto de 2010

E disse-lhe um da multidão: Mestre, diz a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.


Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fonte: http://www.h2onews.org

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia