23 de setembro de 2010

Papa faz balanço positivo da visita ao Reino Unido

Bento XVI fez hoje um balanço extremamente positivo da visita ao Reino Unido, um acontecimento histórico que assinala uma nova fase nas relações entre a Santa Sé e os países britânicos.

O Papa espera que, apesar do secularismo agressivo naquelas ilhas, a Igreja ajude a reforçar a herança e cultura cristã destes povos.

Fonte: http://www.rr.pt
17 de setembro de 2010

Papa destaca pontos comuns entre católicos e anglicanos

O Papa participou numa celebração ecuménica na Abadia de Westminster, em Londres, um local especial onde Bento XVI aproveitou para lembrar que é mais o que aproxima do que o que separa católicos e anglicanos.

O encontro assume particular importância por ser a primeira vez que um Papa é recebido e reza na Abadia de Westminster, ao lado do Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams.
Nas intervenções de ambos, as notas mais marcantes foram para o desejo de aprofundar as relações ecuménicas, o diálogo construtivo, um esforço para a unidade, apesar das diferenças.

“Aqui neste lugar não podemos deixar de recordar como a fé cristã moldou de maneira profunda a unidade e a cultura da Europa e o coração e o espírito do povo inglês. Aqui, somos forçados a recordar que aquilo que partilhamos, em Cristo, é maior do que aquilo que nos continua a dividir”, declarou Bento XVI.

O Papa manifestou a sua emoção por estar como sucessor de Pedro numa Abadia de Westminster cuja arquitectura e história remete para a importância da cultura da Europa.

Antes, num encontro com intelectuais e políticos no Parlamento inglês, Bento XVI tinha manifestado a sua preocupação relativamente aos sinais crescentes de intolerância religiosa para com o Cristianismo.

O Papa deu exemplos de como se tenta, na sociedade actual, marginalizar a Religião, um deles a tentativa de acabar com festas religiosas, como o Natal.


Fonte: http://www.rr.pt
15 de setembro de 2010

Reino Unido prepara-se para receber Bento XVI

Desde 1534, quando Henrique VIII cortou relações com a Igreja Católica, nunca um Papa tinha recebido um convite oficial para visitar estas ilhas. João Paulo II foi lá em 1982, mas tratou-se de uma visita meramente pastoral. Agora é diferente: Bento XVI será acolhido pela rainha Isabel II. Haverá discursos oficiais e vai dirigir-se a toda a nação.

São quatro as cidades que acolhem o Papa: Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham. E com vários pontos de interesse, nomeadamente, os encontros com o mundo da política e representantes da sociedade civil, cultura e educação.

Ponto alto será também a beatificação do Cardeal Newman, pastor anglicano que, no século XIX, se converteu ao Catolicismo. A beatificação acontece num momento em que muitas comunidades e fiéis anglicanos se preparam para entrar para a Igreja Católica.


A nível ecuménico, destaque também para o encontro do papa com o arcebispo de Cantuária na Abadia de Westminster. 

Algumas manifestações estão já marcadas, mas no terreno os fiéis organizam-se e, a nível local, a expectativa é grande, incluindo nas paróquias anglicanas.
2 de setembro de 2010

Papa deixa mensagem de esperança aos mineiros soterrados

“Quero recordar com particular afecto os mineiros que se encontram soterrados em São José, na região de Atacama, no Chile. Para eles e para as suas famílias peço a intercessão de São Lourenço, assegurando-lhes a minha proximidade espiritual e as minhas orações, para que mantenham a serenidade enquanto aguardam a conclusão dos trabalhos que estão a ser feitos para o resgate”, afirmou durante a oração do Angelus.

O Papa disse estar a rezar “por um final feliz” para a sua provação.

As equipas de resgate no Chile vão avançar para o “plano B”, para resgatar os 33 mineiros encurralados desde o dia 5 de Agosto, a 700 metros de profundidade. O resgate pode demorar quatro meses.

O ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, afirmou que cinco dos 33 mineiros aparentam sinais de depressão - foram esses que recusaram aparecer no vídeo de 45 minutos que desde quinta-feira anda a correr mundo.

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia