26 de fevereiro de 2011

Evangelho de Domingo - 27 de Fevereiro de 2011

Então Jesus disse aos discípulos: "Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou você e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Portanto, eu vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, pelo que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir a vida não vale a pena, talvez mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros, contudo vosso Pai celeste alimenta-as. Não é muito melhor do que eles valem? E qual de vós, como você se preocupe, pode estender sua vida até um pouco? E o vestido, por que se preocupar? Observe como os lírios do campo não trabalham nem fiam. E eu vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Agora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, vai fazer muito mais a vós, ó homens de pouca fé? Não se preocupem, dizendo: Que comeremos? Que havemos de beber? Que havemos de vestir? “. De todas essas coisas vão em busca dos pagãos. Seu Pai celeste sabe que tendes necessidade. Em vez disso, tente, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Então não se preocupe com o amanhã, pois amanhã cuidará de si mesmo. Cada dia tem bastante problema de sua '.

Fonte: http://www.h2onews.org
22 de fevereiro de 2011

Papa alerta para “idolatria dos bens”



O Papa apela na sua mensagem de Quaresma a uma maior partilha e a evitar a “idolatria” dos bens materiais.
Num documento intitulado: “Sepultados com Cristo no Baptismo, também com Ele fostes ressuscitados”, Bento XVI avisa para os perigos do consumismo. 

“A idolatria dos bens, ao contrário, não só afasta do outro, mas despoja o homem, torna-o infeliz, engana-o, ilude-o sem realizar aquilo que promete, porque coloca as coisas materiais no lugar de Deus, única fonte da vida”, escreve o Papa. 

Os cristãos devem, pelo contrário, libertar-se “das coisas materiais, de um vínculo egoísta com a «terra»”, procurando “estar disponíveis e abertos a Deus e ao próximo”. 

A mensagem foi tornada pública hoje e pode ser lida na íntegra e em português no site do Vaticano. A Quaresma começa este ano no dia 9 de Março, com a o Domingo de Páscoa a celebrar-se no dia 24 de Abril.


Papa - Natal 2009
Fonte: http://www.rr.pt
19 de fevereiro de 2011

Patriarca de Lisboa já escreveu carta de renúncia


O Patriarca de Lisboa, Cardeal D. José Policarpo, revelou que já escreveu a sua carta de renúncia.

D. José Policarpo cumpre no dia 26 deste mês 75 anos e, pelo direito canónico, é obrigado a apresentar a sua resignação ao Papa, que depois decide se aceita ou não.

As afirmações do Patriarca foram feitas para saciar a curiosidade da comunicação social, afirmou D. José: “Tenho sentido que há uma grande curiosidade da parte da comunicação social sobre os meus 75 anos, se me vou embora, se não me vou embora, quem será o meu sucessor. Ontem mesmo escrevi a carta ao Papa a pedir a resignação do meu mandato, como está previsto no Direito Canónico, e fico à espera da sua resposta".

Quanto ao futuro imediato, está nas mãos de Bento XVI, explicou o Patriarca: “O direito canónico é muito claro: nós pedimos e o Santo Padre tem liberdade completa para aceitar imediatamente, de prolongar por mais um ano, a não ser que haja motivos imediatos como doença, mas graças a Deus estou bem. A carta será entregue hoje na nunciatura e eu próprio fico à espera da resposta e orientação do Santo Padre".

Quanto à eventual nomeação de um sucessor, D. José Policarpo disse apenas que não terá qualquer influência nesse processo: “Não é quem sai que tem alguma influência no seu sucessor. É uma sucessão apostólica e por isso compete à Igreja designar. O esquema é conhecido: a nunciatura conduz o processo, mas é uma consulta muito ampla, a padres, a leigos, à estrutura da Igreja, até à decisão final, que é do Santo Padre”, explicou o Patriarca.

D. José Policarpo

Fonte: http://www.rr.pt

Evangelho de Domingo - 20 de Fevereiro de 2011

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos:
"Ouvistes que foi dito: "Olho por olho, dente por dente ". Mas eu digo-vos que vós não resistir ao mal: mas se te bater na face direita, vire-lhe também a outra, e quem quiser levá-lo ao tribunal e levar a sua túnica, deixe que o seu casaco. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo por uma milha, vai com ele para deixar dois. De "quem te pedir, e que querem tomar emprestado não vire as costas.
Você já ouviu isso disse: ". Amarás o teu próximo e odiar o teu inimigo" Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai no céu, ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre os justos e os injustos. Na verdade, se você ama aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Nem mesmo os publicanos? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que está fazendo do que outros? Nem mesmo os pagãos? É, portanto, ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito ".

Fonte: http://www.h2onews.org
14 de fevereiro de 2011

Casos dos idosos mortos “Situações devem ser denunciadas com coragem”



O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pede mais sentido de proximidade para evitar que se repitam os casos de pessoas idosas encontradas mortas em casa, nalgumas situações meses ou anos depois.

Para D. Jorge Ortiga, tem de se conjugar todos os esforços e “denunciar essas situações com coragem e com audácia". O que importa é a acção e cada um assumir a sua responsabilidade.”

O presidente da CEP lembra também que Estado deve ter sempre presente que todo e qualquer cidadão tem direito a uma vida digna.

Deixa ainda um apelo para que se faça uma “reflexão conjunta” sobre os problemas reais da nossa população, que está a envelhecer.

D. Jorge Ortiga

Fonte: http://www.rr.pt

Rádio Vaticano no ar há 80 anos


A Rádio Vaticano faz hoje 80 anos. Oito décadas depois a emissora emprega mais de 350 funcionários e transmite em 45 línguas, durante mais de 24 mil horas anuais.

Longe vão os dias em que Pio XI se tornou no primeiro Papa a falar para todo o mundo através das ondas hertzianas, uma cerimónia que contou com a presença do próprio Guglielmo Marconi.

“Tenho a grande honra de anunciar que dentro de alguns segundos o sumo pontífice, Papa Pio XI, irá inaugurar a estação de rádio da cidade estado do Vaticano. As ondas eléctricas de rádio vão transportar para todo o mundo a sua benção e as suas palavras de paz”, anunciou Marconi.

A primeira mensagem de um Papa através das ondas hertzianas foi ouvida a 12 de Fevereiro de 1931. O texto de Pio XI foi escrito em latim pelo próprio Papa, uma mensagem com várias passagens das Sagradas Escrituras sobre a universalidade da mensagem do Evangelho.

Em oito décadas foram muitos os momentos históricos relatados pela Rádio Vaticano, um deles a ocupação da Polónia pelo regime nazi durante a II Guerra Mundial.

“A destruição na Polónia não está confinada à parte do país sob ocupação russa. Mais terríveis são as condições na parte da Polónia que caiu sob administração alemã. O povo polaco, católicos e judeus, enfrentam a fome”, relatava o jornalista.

Oitenta anos depois da inauguração a mensagem de aniversário da Rádio Vaticano abre portas para o futuro e sublinha que já não basta ir para o ar , publicar ou escrever, é necessário estar presente no mercado e de forma actual na Internet. Só assim as palavras da Igreja continuarão a chegar aos quatro cantos do mundo.

Rádio Vaticano

Fonte: http://www.rr.pt

Evangelho de Domingo - 13 de Fevereiro de 2011

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: "Eu digo que, se vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus. Você já ouviu falar que os antigos diziam: "Não matar e quem mata deve ser apresentado ao tribunal." Mas eu digo a todo aquele que se encolerizar contra seu irmão estará sujeito a processos judiciais. Você já ouviu isso disse: ". Tu não cometerás adultério"Mas eu digo a todos que olha para uma mulher com intenção impura adultério já se comprometeu com ela em seu coração. Você também ouviu o que foi dito aosantigos: "Não jurar falso, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor." Mas eu digo: Não jureis. Deixe o que você diz, "sim, sim", "não, não " mais do que isso, vem do Maligno ".

Fonte: http://www.h2onews.org
11 de fevereiro de 2011

Entrada livre para beatificação de João Paulo II

Os fiéis que queiram participar na cerimónia de beatificação de João Paulo II, no dia 1 de Maio, podem fazê-lo sem precisar de bilhete e sem qualquer custo, anunciou o Vaticano.

Normalmente, as cerimónias presididas pelo Papa requerem um ingresso, mesmo quando este não é pago, para melhor controlar as entradas e evitar o perigo inerente às multidões em espaços fechados.

Contudo, neste caso, o Vaticano optou por tornar a entrada na Praça de São Pedro totalmente livre. Haverá algum controlo, precisamente para evitar confusões, embora a Santa Sé não tenha ainda anunciado pormenores.

O Vaticano espera a chegada a Roma de cerca de dois milhões de peregrinos e prepara-se para todos os desafios logísticos que daí decorrem.


Fonte: http://www.rr.pt
5 de fevereiro de 2011

Evangelho de Domingo - 06 de Fevereiro de 2011

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: "Vós sois o sal da terra: mas se o sal perde seu sabor, como pode ser salgado? Um serve para nada senão para ser lançado fora e pisado pelas pessoas. Vós sois a luz do mundo não pode ser escondida é uma cidade em um morro ou ligar uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire, mas no candelabro, e assim faz luz para todos na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus ".

Fonte: http://www.h2onews.org

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia