31 de março de 2011

Confissão tem efeitos terapêuticos


A Confissão, nome pelo qual é conhecido o sacramento católico da Penitência, tem efeitos terapêuticos e possibilita a recuperação da harmonia. A tese é defendida pelo padre e psicólogo João de Deus Costa Jorge. 

Para o professor da Universidade Católica Portuguesa, a prática do sacramento tem diminuído devido à perda de consciência e de sentido do pecado, além da resistência do ser humano para reconhecer as suas fraquezas. 

Esta posição foi defendida na conferência "Reconciliação e terapia – Aspectos psicológicos", realizada dia 24 em Valadares, Vila Nova de Gaia, refere um comunicado de imprensa enviado à Agência Ecclesia pelos Missionários da Boa Nova, que organizaram o evento. 




Fonte: http://www.rr.pt

Evangelho de Domingo - 27 de Março de 2011



Naquele tempo, Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do campo que Jacó dera a seu filho José estava aqui um poço de Jacob. Então Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto ao poço. Era meio-dia. Vem uma mulher de Samaria tirar água. O Jesus que diz: "Dê-me uma bebida". Seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Então, a mulher samaritana lhe disse: "Como é que você, um judeu, me pedes de beber a mim, uma mulher samaritana?". Pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos. Jesus respondeu: "Se conhecesses o dom de Deus e que ela está lhe dizendo:. Dê-me uma bebida, você lhe teria pedido e ele te daria água viva" A mulher diz: "Senhor, você tem um balde eo poço é fundo: onde você começa a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço e bebeu com seus filhos e seu gado? ".
Jesus respondeu: "Quem beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede para sempre. Na verdade, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. " "Senhor - diz a mulher - dá-me isso, porque eu não a sede, nem venha aqui para tirar água. Eu vejo que és profeta! Nossos pais adoraram neste monte, mas vocês dizem que Jerusalém é o local de culto. "
Jesus disse: "Acredite em mim, mulher, chega o momento em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorar o Pai. Vós adorais o que não sei, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora - e é esta - quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade: isto é o que o Pai quer que eles sejam os que o adoram. Deus é espírito, e aqueles que adoram o adorem em espírito e em verdade. "
A mulher respondeu: "Eu sei que o Messias está chegando, chamado Cristo. Quando ele vem, vamos anunciar tudo" O Jesus que diz: "Eu, que falo com você."
Muitos samaritanos daquela cidade creram nele. E quando ele veio ter com ele, pediram que ele ficasse e ele ficou lá dois dias. Muitos outros creram por causa da sua palavra e disse a mulher: "Há mais de seus discursos que acreditamos, mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo".



Áudio: Italiano
24 de março de 2011

Barack Obama homenageou arcebispo Oscar Romero


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou ontem à noite a Catedral de São Salvador, capital de El Salvador, onde prestou homenagem ao arcebispo Oscar Romero, assassinado durante a celebração de uma missa, em 1980.

A visita de Obama à catedral estava prevista mas foi antecipada para que o presidente pudesse regressar aos EUA para gerir o conflito na Líbia.

Obama foi recebido pelo actual arcebispo de San Salvador que lhe fez uma visita guiada da Igreja antes de o conduzir à cripta dos arcebispos. Naquele local os dois acenderam uma vela em homenagem ao arcebispo que era conhecido como “a voz dos sem voz”.

Enquanto arcebispo, Oscar Romero dedicou a sua vida a promover a causa dos pobres e marginalizados, criticando o regime político quando sentia que era preciso e denunciando de forma incansável as injustiças sociais.

A sua frontalidade custou-lhe a vida, tendo sido assassinado em plena celebração da missa, no dia 24 de Março de 1980, um dia depois de ter pedido aos militares para obedecerem ao mandamento “não matarás”, antes de obedecerem às ordens dos seus chefes para matar civis. A sua causa de beatificação foi aberta em 1990, no décimo aniversário da sua morte.

Arcebispo Oscar Romero

21 de março de 2011

Papa pede atenção à população líbia


Bento XVI diz acompanhar “com grande preocupação” os últimos desenvolvimentos na Líbia.

“Às populações quero assegurar a minha solidariedade e peço a Deus para que a paz e a harmonia surja no horizonte o mais depressa possível na Líbia e em todo o Norte de África”, disse.


Papa Bento XVI

Fonte: http://www.rr.pt

Evangelho de Domingo - 20 de Março de 2011

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João e levou-os a um alto monte. E ele foi transfigurado diante deles: seu rosto resplandeceu como o sol e suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: "Senhor, é para nós estarmos aqui! Se você quiser, farei aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias ". Ele ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E uma voz da nuvem, dizendo: "Este é o meu Filho amado: nele, eu estou bem satisfeito. Ouça a ele. "Ao ouvir isto, os discípulos caíram sobre os seus rostos e ficaram aterrorizados. Mas Jesus veio, tocou neles e disse: "Levante-se e não tenha medo." Olhando para cima não viram a ninguém senão a Jesus somente. Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: "Diga não a visão, diante do Filho do homem é ressuscitado dentre os mortos.



Áudio: Inglês

Igreja apresentou o Pátio dos Gentios


Foi apresentado no Vaticano o “Pátio dos Gentios”, uma estrutura criada pela igreja, por iniciativa do papa Bento XVI, para valorizar o diálogo com os não crentes.

Inspira-se no espaço com o mesmo nome que existia no Templo de Jerusalém e tem por objectivo acolher aqueles que estavam fora da igreja, explica o padre Jorge Cunha, professor de teologia da Universidade Católica do Porto.

“O templo de Jerusalém tinha vários espaços e havia uma parte em que podiam entrar as pessoas que não eram judias. Depois havia o pátio das crianças, o pátio dos homens e o Santo dos Santos, onde só podiam entrar os sacerdotes. O Pátio dos Gentios é uma metáfora deste mundo secular que somos, uma metáfora da cultura que funciona independente da Igreja e que a Igreja quer ouvir.”

Segundo a exegese bíblica seria nesta área que se encontravam os cambistas e os mercadores que Jesus expulsou aquando da sua purificação do Templo.


Fonte: http://www.rr.pt

Crucifixos nas salas de aula não violam direitos humanos, diz Tribunal Europeu

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) decidiu hoje que a presença de crucifixos nas salas de aula das escolas públicas não constitui uma violação da convenção europeia dos direitos humanos. A decisão não é passível de mais recursos.

Na decisão final, os juízes escrevem que as questões relativa a símbolos religiosos são da competência dos Estados, sobretudo por não existir qualquer consenso dos Estados-membros sobre essa matéria. Os sete juízes do TEDH anulam assim a decisão já tomada pelo mesmo organismo em 2009 e contra o qual o Estado italiano tinha recorrido.

Este caso remonta a 2002, quando Soile Lautsi, uma italiana de origem finlandesa, alegou que a presença de crucifixos nas salas de aula das escolas públicas violava o seu direito a dar uma educação secular aos seus filhos. Nesse sentido, pediu ao estabelecimento que as retirasse.

A escola decidiu manter o símbolo religioso nas salas de aula e Lautsi avançou com queixa, primeiro para o Tribunal Constitucional italiano, que considerou não ter competência para o assunto. O Governo considerou a decisão ‘natural’ por ser símbolo da religião prevista na Constituição italiana.

Lautsi avançou depois para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, que condenou, em Novembro de 2009, o Estado italiano a pagar uma indemnização de cinco mil euros à mulher, por danos morais e por violação da liberdade religiosa dos alunos.

A decisão foi mal recebida pela Igreja e também por muitos Estados. Vários países apoiaram o Governo italiano no recurso que apresentou e que hoje foi aceite pelo tribunal. Os governos da Rússia, Bulgária, Arménia, Chipre, Grécia, Lituânia, Malta, Mónaco, Roménia e São Marino pediram, e receberam, autorização para serem ouvidos durante os procedimentos.


Escola Italiana


Fonte: http://www.rr.pt
12 de março de 2011

Bento XVI manifesta profunda tristeza pelo sismo que atingiu Japão



O Papa revelou esta sexta-feira a sua profunda tristeza pelo sismo que atingiu o Japão, através de um telegrama enviado à Conferência Episcopal local.

Segundo o telegrama, "Bento XVI exprime proximidade com a população atingida por estes trágicos eventos assegurando a oração pelas vítimas e seus familiares".

A missiva foi endereçada ao presidente da Conferência Episcopal do Japão, Leo Jun Ikenaga, e enviada pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, assinalando que "o Papa envia a sua bênção a todos aqueles que estão empenhados nas operações de socorro", diz a Agência Ecclesia.

O Japão foi atingido ontem por um sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter, seguido de um tsunami com 10 metros.

O último balanço oficial de vítimas aponta para mais de 700 mortos. As autoridades temem, no entanto, que possa chegar ao milhar. Há também indicação de mais de 250 mil desalojados.


Papa Bento XVI

Fonte: http://www.rr.pt
11 de março de 2011

Evangelho de Domingo - 13 de Março de 2011



Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. O tentador se aproximou e disse: ". Se és o Filho de Deus ', que estas pedras se transformem em pães" Mas ele disse: "Está escrito: ". Um não vive somente de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus "
Então o diabo o levou à cidade santa, e colocou-o no ponto mais alto do templo e disse: "Se és o Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: "Pois Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e levá-lo em suas mãos para que seu pé não tropece em alguma pedra. "Jesus respondeu: "Porque está escrito: ". Não tentarás o Senhor teu Deus "Então o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo ea glória deles, e disse: ". Todas estas coisas te darei se, caindo aos meus pés e me adorares" Então Jesus lhe disse: "Vá embora, Satanás! Porque está escrito: "O Senhor teu Deus, você vai adorar: adorá-lo sozinho". Então o diabo o deixou, e eis que vieram anjos e o serviram.



Áudio: Inglês
10 de março de 2011

Jornadas Mundiais da Juventude vêm aí. Inscrições encerram a 14 de Março


Mais do que uma oportunidade de convívio para milhares de jovens de todo o Mundo, estas jornadas são uma oportunidade de oração e reflexão para quem quer descobrir Jesus.

Entre 16 e 21 de Agosto, Madrid vai rejuvenescer . A capital espanhola recebe as Jornadas Mundiais da Juventude, cujas inscrições terminam no próximo dia 14 de Março. 


Inscrições aqui (Jotas de Viana)
4 de março de 2011

Evangelho de Domingo - 06 de Março de 2011



Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: "Nem todo o que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia muitos me dirão: 'Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Mas então eu lhes direi: "Eu nunca conheci. Fique longe de mim, vós que praticais a iniqüidade ". Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Quem ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu e foi grande a sua queda. "


Áudio: Italiano

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia