30 de abril de 2011

Beatificação do Papa João Paulo II


  • Para Visualizar o calendário da beatificação completo aceda aqui, em Português.
  • Página de homenagem ao pontífice aqui
  • Cerimónia de beatificação aqui (Em parceria com a Central de televisão do Vaticano, e a Rádio Vaticano, o Youtube transmite a beatificação)

Roma prepara-se para beatificação de João Paulo II


No Vaticano, já começaram os preparativos para a beatificação de João Paulo II, que vai decorrer no domingo, dia 1 de Maio. Delegações de todo o mundo convergem a partir de hoje para Roma, para assistir às celebrações que vão ter lugar na Praça de São Pedro.

São 62 delegações oficiais que começam, a partir de hoje, a chegar: chefes de Estado e de Governo, monarcas, ministros e deputados dos cinco continentes. Portugal estará representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

Entretanto, as ruas vestem-se de festa para o grande acontecimento. Na Praça de São Pedro, por exemplo, entre as colunas do lado direito, já estão penduradas 26 bandeiras alusivas aos 26 anos de Pontificado de João Paulo II.

Os peregrinos também beneficiam de algumas facilidades. Por exemplo, o “Papa ticket”, um bilhete especial criado para os transportes públicos. E quem quiser aproveitar para visitar o museu do Vaticano só paga um euro.

Quanto às celebrações, oficialmente, começam com a vigília de sábado, no Circo Massimo, às 20h00 (hora de Roma, mais uma do que em Lisboa). No dia seguinte, a grande concentração levará a multidão de peregrinos, sem dúvida, a concentrar-se na Praça de S. Pedro, à volta da qual haverá 14 ecrãs gigantes.

No final da missa, a urna com os restos mortais de João Paulo II (que estava na cripta) ficará exposta à veneração dos fiéis, dentro da Basílica de S. Pedro, junto ao altar da confissão. Só depois, quando fecharem as portas, é que a urna será trasladada (de forma privada) para o novo túmulo, na capela que fica mesmo ao lado da Pietá.




Fonte: http://www.rr.pt

As dimensões de um Santo


Carol Wojtyla, polaco, adoptou o nome de João Paulo II para levar a cabo um dos maiores pontificados de sempre. Dezenas de viagens, milhares de discursos, gestos pouco convencionais mudaram e aproximaram a Igreja Católica do mundo. Nenhum outro Papa apareceu tanto na televisão, nenhum outro teve milhões de pessoas no seu funeral. Santo Súbito, logo o aclamaram. É beatificado este domingo, 1 de Maio. 



Fonte: http://www.rr.pt

Evangelho de Domingo - 01 de Maio de 2011


Na noite daquele dia, o primeiro da semana, as portas estavam trancadas, onde os discípulos estavam com medo dos judeus, Jesus veio e pôs no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco. " Ele mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Jesus disse-lhes outra vez: Paz seja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio ". Dito isto, soprou e disse: "Recebei o Espírito Santo. . Para quem perdoar os pecados serão perdoados a quem não perdoardes, não serão perdoados "Thomas, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio, os outros discípulos disseram:" Vimos o Senhor. Mas ele disse: "Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos e colocar meu dedo na marca dos pregos e colocar minha mão no seu lado, eu não acho." Uma semana depois, os discípulos estavam novamente em casa de Tomé com eles. Jesus veio por trás de portas fechadas, estava no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". Depois disse a Tomé: "Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos, você tende a sua mão e colocá-lo em meu lado. E não sejas incrédulo, mas crente" Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus". Jesus disse: "Porque me viste, creste; bem-aventurados são aqueles que não viram e creram." Jesus, na presença de seus discípulos muitos outros sinais que não foram escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que você crê que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que, crendo, tenhais vida em seu nome.


Áudio: Italiano
O VideoPlayer não corresponde a título da mensagem

Evangelho de Domingo - 24 de Abril de 2011


O primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Ela correu para Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava, e disse-lhes: ". Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram" Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao sepulcro. Os dois correram, mas o outro discípulo correu mais ligeiro do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Ele se inclinou para baixo e viu os panos que colocou lá, mas não entra. Então Simão Pedro chegou, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu as folhas colocou lá, e o sudário - que vinha em sua cabeça - não foi colocada ali com as cortinas, mas enrolado num lugar separado. Então entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e acreditou. Na verdade, eles ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

Áudio: Italiano
21 de abril de 2011

Quinta-feira Santa: Começa hoje o chamado tríudo pascal



A Igreja Católica começa hoje a celebrar um dos episódios mais importantes do seu calendário litúrgico, que assinala os momentos da morte e ressurreição de Jesus, culminando na Páscoa.

Um conjunto de celebrações que se desenrolam no chamado Tríduo Pascal, que remontam ao século IV, seguindo as indicações evangélicas sobre estes acontecimentos.

A missa vespertina da ceia do Senhor, na quinta-feira, assinala o início do Tríduo, com um “caráter festivo”, dado que a Quaresma termina quando se inicia esta celebração. Aqui é comemorada a instituição dos sacramentos da Eucaristia e da Ordem e recorda-se o gesto do lava-pés, relatado pelos Evangelhos. 

No final da celebração, o Santíssimo Sacramento é trasladado para um outro local, desnudando-se então os altares. 



Fonte: http://www.rr.pt
15 de abril de 2011

Evangelho de Domingo - 15 de Abril de 2011



Em seguida, foi Jesus apresentado ao governador e ao governador perguntou-lhe, dizendo: ". És tu o rei dos judeus" Jesus respondeu: "Você diz". E enquanto os chefes dos sacerdotes e os anciãos acusado, não respondeu.
Pilatos perguntou-lhe: "Estás a ouvir quantas testemunhas trazidas contra você?”. Mas ele não disse uma palavra, de modo que o governador estava bastante impressionado. Em cada partido, o governador estava acostumado a mandar em liberdade um preso para a multidão à sua escolha. Naquela época eles tinham um prisioneiro famoso chamado Barrabás. Portanto, as pessoas que se tinham reunido, Pilatos perguntou: "Quem você quer que eu liberá-los para você: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?". Porque ele sabia que o haviam entregado por inveja.
Enquanto ele estava sentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe: "Não tenha nada a ver com esse direito, porque hoje, em um sonho, eu estava muito chateado por causa dele". Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram a multidão a pedir Barrabás e matasse Jesus Então o governador perguntou-lhes: "Desses dois, quem quiser me para liberá-los para você?". Eles disseram: "Barrabás". Pilatos perguntou-lhes: "Então, que vontade de Jesus, chamado Cristo?". Todos disseram: "Seja crucificado. E ele disse: "Que mal fez ele?". Então eles gritaram mais alto: "Crucifica-o".
Pilatos viu que nada poderia prevalecer, mas sim um tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: "Eu não sou responsável por esse sangue. Pense em você. " E todo o povo respondeu: "Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos." Em seguida, recuperou sua liberdade para lhes Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado.
- Salve, Rei dos Judeus!
Em seguida, os soldados do governador levaram Jesus ao salão, e reuniu toda a tropa. Despojaram, vestiram-no com um manto escarlate, e entrançar uma coroa de espinhos e a colocou sobre a cabeça e colocar uma palheta na mão direita. E ajoelhado perante ele, ridicularizavam-lhe: «Salve, Rei dos Judeus". Cuspindo nele, tomaram o caniço e golpeou-o na cabeça. Depois de terem escarnecido, despiram-Lhe o manto, e colocar suas próprias roupas, então o levaram para ser crucificado.
- Com ele estavam dois ladrões crucificados
Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz. Veio ao lugar chamado Gólgota, que significa "lugar da caveira, deram-lhe a beber vinho misturado com fel. Ele provou isso, mas ele não quis beber. Depois de crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes. Então, sentado lá e vigiava. Por cima da sua cabeça puseram escrita a razão da sua condenação: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus".
Com ele foram crucificados dois ladrões, um à direita e uma esquerda.
- Se tu és o Filho de Deus, desce da cruz!
Aqueles que passavam por ele, meneando a cabeça e dizendo: ". Tu que destróis o templo e reconstruí-lo em três dias, salva-te, se tu és o Filho de Deus, e desce da cruz" Assim também os principais sacerdotes, escribas e anciãos, zombavam dele, dizendo: «Salvou os outros e não pode salvar-se! Ele é o Rei de Israel, desça agora da cruz e acreditar nele. Ele confiava em Deus, deixar Deus salvá-lo agora, se ele quiser ele. Ele disse: "Eu sou o Filho de Deus." Mesmo que os ladrões crucificados com ele insultado da mesma forma.
- Eli, Eli, lamá sabactâni?
Na escuridão do meio-dia veio sobre toda a terra até às três horas da tarde. Cerca de três horas, Jesus exclamou com voz forte: "Eli, Eli, lamá sabactâni?" Que significa "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?". Ouvindo isto, alguns dos presentes disse: "Este homem está chamando Elias". E um deles correu e conseguiu uma esponja, embebeu-a em vinagre, colocou-a numa cana e deu-lhe de beber. O outro disse: "Vamos! Vamos ver se Elias vem salvá-lo. Mas, novamente, Jesus clamou em alta voz e entregou o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de cima para baixo, a terra tremeu, as rochas foram divididas, os túmulos se abriram e muitos corpos de santos que estavam mortos, ressuscitou. Dos sepulcros depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. O centurião e os que com ele guardavam Jesus, ao verem o tremor de terra e o que estava acontecendo, ficaram cheios de espanto e disse: "Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus."



Áudio: Italiano
13 de abril de 2011

Solenidade de João Paulo II será a 22 de Outubro

Na diocese de Roma e em toda a Polónia, a solenidade de João Paulo II será assinalada no dia 22 de Outubro, aniversário da inauguração litúrgica do seu pontificado, em 1978.

A solenidade será marcada só nestes lugares pela especial relação que têm com o futuro beato. Outras dioceses do mundo poderão pedir uma dispensa para o incluírem nos seus calendários também.




Fonte: http://www.rr.pt
9 de abril de 2011

Evangelho de Domingo - 10 de Abril de 2011

Naquela época, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor, eis que aquele que tu amas está doente". Ao ouvir isso, Jesus disse: "Esta doença não vai levar à morte, mas para a glória de Deus, que através dela o Filho de Deus seja glorificado." Jesus amava Marta, sua irmã e de Lázaro. Quando ele soube que ele estava doente, ele ficou por dois dias no lugar onde ele estava. Então ele disse aos seus discípulos: "Vamos à Judeia de novo".
Quando Jesus veio, ele descobriu que Lázaro já estava quatro dias no túmulo. Marta, como ouviu que Jesus vinha encontrá-lo, mas Maria estava sentada em casa. Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não morrer! Mas agora eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus lhe dará. " Jesus disse: "Teu irmão ressuscitará". Marta disse: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição do último dia." Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em mim, ainda que morra, viverá e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? ". Ele respondeu: "Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus que vem ao mundo."
Jesus ficou profundamente comovido e muito triste, perguntou: "Onde você coloca?”. Eles disseram: 'Senhor, vinde e vede ". Jesus chorou. Então os judeus disseram: "Vede como o amava." Mas alguns deles disseram: "Aquele que abriu os olhos do cego, não podia nem mesmo garantir que ele não morrer?".
Então, Jesus, profundamente comovido, novamente, foram ao sepulcro: era uma caverna, e tinha uma pedra. Jesus disse: "Tirai a pedra". Marta, irmã do morto: "Senhor, envie já o cheiro: já esteve lá por quatro dias." Disse-lhe Jesus: "Eu disse que se creres, verás a glória de Deus?". Então tiraram a pedra. Então Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sabia que eu sempre ouvir, mas eu falo para as pessoas ao meu redor, para que creiam que tu me enviaste. " Tendo dito isto, clamou em alta voz: "Lázaro, vem para fora". O morto saiu, os pés e as mãos amarradas com ataduras, seu rosto envolto num sudário. Jesus disse-lhes libertai-o e deixá-lo ir. "
Muitos dos judeus que tinham vindo a Maria, quando viram que ele fez, creram nele.




Áudio: Italiano
7 de abril de 2011

Vozes conhecidas nas orações para a Semana Santa


A maestrina Joana Carneiro, o actor Miguel Guilherme e o musicólogo Carlos Pontes Leça são os responsáveis pela redação, leitura e escolha dos textos e músicas que o site www.passo-a-rezar.net vai oferecer durante a Semana Santa.



Fonte: http://www.rr.pt

Vaticano faz acordo com hotéis de Roma para beatificação


A Igreja Católica fez um “pacto de ética” com a associação que representa os hoteleiros de Roma, de forma a evitar a especulação no preço de alojamento durante os dias à volta da beatificação de João Paulo II, que se realiza a 1 de Maio.



Fonte: http://www.rr.pt
2 de abril de 2011

Evangelho de Domingo - 03 de Abril de 2011



Virando, ele viu um homem cego de nascença e os seus discípulos lhe perguntaram: "Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?".
Jesus respondeu: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas que poderia ser se manifestem nele as obras de Deus temos de trabalhar as obras daquele que me enviou enquanto é dia, em seguida, a noite vem quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, são a luz do mundo ".
Dito isso, cuspiu no chão, fez lodo com a saliva e esfregou na lama os olhos do cego e disse: 'Vai lavar-te na piscina de Siloé (que significa o Enviado). Então ele foi, lavou-se e voltou vendo.
Os vizinhos e aqueles que o tinham visto antes, como um mendigo, dizendo: "Não é o que ele costumava sentar-se e implorar?".
Alguns disseram, 'E' ele ', outros disseram: "Não, mas ele se parece." E ele disse: "Eu sou".
Então eles perguntaram: "Como, então, foram abertos os olhos?".
Ele disse: "O homem chamado Jesus fez lama, ungiu-me os olhos e eu disse: 'Vai a Siloé e lava! Eu fui e me lavei, e eu vendo. "
Eles disseram: 'Onde ele está? ". Ele respondeu: "Eu não sei."
Levaram aos fariseus o homem que tinha sido cego, porque sábado era o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
Mesmo os fariseus perguntaram a ele como tinha recuperado a vista. E ele lhes disse: Pôs-me lodo nos meus olhos, lavei-me e eu vejo. "
Então alguns dos fariseus diziam: "Este homem não é Deus, ele não guarda o sábado". Outros diziam: "Como pode um pecador fazer tais sinais?". E havia divisão entre eles.
Então disse ao cego: "O que você diria a ele, desde que você abriu seus olhos?".Ele disse: 'É um profeta ".
Mas os judeus não acreditaram que ele era cego e tinha recebido a visão, até que chamaram os pais do homem que recebera a vista.
Eles pediram a eles, 'E' este é o seu filho, que dizeis ter nascido cego? Como é que nós vemos agora? ".
Os pais disseram: "Nós sabemos que este é o nosso filho, que nasceu cego;
como agora vê, não sabemos, nem sabemos quem lhe abriu os olhos, pergunte a ele, ele é maior de idade, ele vai falar por si. "
Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus, os judeus já tinham acordado que, se alguém o havia reconhecido como o Cristo, seria expulso da sinagoga.
Portanto, os pais disseram: "Ele é maior de idade, pergunte a ele."
Então chamaram o homem que tinha sido cego e disse: "Dá glória a Deus! Nós sabemos que esse homem é pecador. "
Ele disse: "Se ele é um pecador, eu não sei, uma coisa eu sei, eu estava cego e agora vejo."
Então eles disseram novamente: "O que ele fez? Como te abriu os olhos? ".
Respondeu: "Eu já disse e você não vai ouvir, porque você quer ouvir? Talvez você quiser, também seus discípulos? ".
Então o injuriaram, e disse: "Você é seu discípulo, somos discípulos de Moisés!
Sabemos que Deus falou a Moisés, mas ele não sabe onde ele está. "
O homem disse-lhes: "Só isso é estranho, você não sabe onde ele está, ainda assim, ele abriu meus olhos.
Agora, sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas se alguém é temente a Deus e faz a Sua vontade, Ele ouve.
Desde tempos imemoriais, nunca ouviu falar que alguém tenha aberto os olhos de um cego de nascença.
Se este homem não viesse de Deus, ele não podia fazer nada. "
Responderam-lhe: "Tu nasceste no pecado e tudo que você quer nos ensinar?". E expulsaram-no.
Jesus sabia que eles tinham lançado fora, e encontrou, ele disse: "Você crê no Filho do Homem".
Ele respondeu: "Quem é ele, senhor, que eu acredito nele?".
Jesus disse: "Você tem visto ele falar com você é ele."
E ele disse: "Senhor, eu creio." E ele adorou.
Jesus disse: "Eu vim a este mundo para julgar, porque aqueles que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos."
Alguns dos fariseus que estavam com ele, ouvindo estas palavras e disse: "Também nós somos cegos?".
Respondeu-lhes Jesus: «Se fôsseis cegos, não teríeis pecado, mas como você diz, como vemos, sua culpa permanece."



Áudio: Italiano

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia