Evangelho de Domingo - 28 de Maio de 2011


Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: "Se me amais, guardai os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador para estar convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece. Você sabe, ele permanece com você, e estará em vós. Será que não deixarei órfãos: voltarei para você. Ainda um pouco e o mundo não me verá mais, você vai me ver, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia você vai saber que estou em meu Pai e vós em mim e eu permanecerei em vós. Quem tem os meus mandamentos e os guarda, ele é o único que me ama. Quem me amaserá amado por meu Pai e eu o amarei e me manifestarei a ele. "

25 de maio de 2011

Rádio que salva crianças-soldado precisa de fundos para sobreviver


No Uganda uma rádio Católica que promove o regresso de crianças-soldado às suas famílias corre o risco de fechar.

A Rádio Wa emite para o norte do país e é ouvida no mato, passando uma mensagem de reconciliação, dizendo às crianças que podem regressar às suas famílias. A emissora da rádio já foi destruída uma vez, precisamente por causa do apoio prestado às crianças-soldado.As crianças são raptadas pelo Exército de Libertação do Senhor, um grupo rebelde conhecido pelas atrocidades que comete, incluindo a mutilação das suas vítimas.

A denúncia é da Fundação "Ajuda à Igreja que Sofre" que lança agora uma campanha nacional de recolha de fundos para esta causa.

Uma situação dramática, explica Catarina Martins Bettencourt, presidente desta fundação: “Estas crianças vivem em cativeiro e são obrigadas a combater, muito controladas para não saírem daí, e quando as obrigam a matar familiares e a incendiar as suas casas, é para as crianças saberem que cortaram com a família, que estão sozinhas no mundo, e têm só aquelas pessoas que lhes dão comida, e que em troca têm de matar o inimigo.”

Para ajudar esta rádio, a Fundação espera um gesto solidário dos portugueses. O montante pedido não é muito, mas faz toda a diferença para a Rádio Wa. “Estamos a pedir aos nossos benfeitores em Portugal para ajudarem concretamente esta rádio católica, que tem um programa que tenta dar formação, incentivar as crianças a voltarem, dizendo que podem ser acolhidas de novo na sua família com amor, e serem perdoadas.”

A Rádio Wa é dirigida pela Igreja local, e operada por padres e freiras locais e missionários.

Veja mais informação no site da Ajuda à Igreja que Sofre.



Fonte: http://www.rr.pt

“Padre do Ground Zero” em Lisboa para falar do 11 de Setembro


O padre Kevin Madigan estava na Igreja de Saint Peter, na sombra das Torres Gémeas, na manhã do 11 de Setembro quando ouviu o impacto do primeiro avião.

“As primeiras palavras que me ocorrem são caos, confusão. Algumas pessoas corriam de um lado para o outro, outras estavam paradas, simplesmente a olhar. Ainda não tínhamos noção da imensidão da tragédia, mas logo se percebeu, com as labaredas que saíam do 86º andar, havia pessoas acima disso, e percebia-se que dificilmente iriam escapar com vida”, explica este sacerdote nova-iorquino, que se encontra em Portugal para participar numa conferência, amanhã, sobre Fundamentalismo e Religião na origem do 11 de Setembro.
Inicialmente, quando ouviu o primeiro embate, o padre Madigan nem pensou que se tratava de um atentado. “O meu primeiro pensamento foi de que tinha sido um acidente, porque nos anos 50 um pequeno avião embateu no Empire State Building, e pensei que fosse algo do género. Mas depois apercebemo-nos da dimensão da tragédia.”
Saint Peter, a primeira igreja católica construída em Nova Iorque, escapou quase incólume à queda das torres. Um pedaço de trem de aterragem furou o telhado, e com a chuva dos dias seguintes houve alguns danos, mas na altura a Igreja serviu como ponto de refúgio e descanso para socorristas, pessoas que precisavam de um local para dormir e outras que simplesmente estavam à procura de respostas para a dimensão da tragédia. “Mantivemos a Igreja sempre aberta, porque as pessoas vinham de todo o lado, sem lugar onde dormir. Por isso mantivemos a Igreja aberta para acolher as pessoas que queriam descansar, mas também para quem quisesse rezar. Eu e os outros dois padres pusemo-nos à disposição de quem quisesse conversar.”



Fonte: http://www.rr.pt
24 de maio de 2011

Protestantes continuam a desafiar regime chinês


Os fiéis da Igreja Shouwang, uma confissão protestante chinesa, continuam a desafiar o regime de Pequim, depois das autoridades terem encerrado o seu espaço de culto.

Cumprindo o prometido na altura, os cristãos têm-se encontrado todos os domingos em espaços públicos para rezar, uma medida ilegal que tem levado à detenção de centenas de pessoas.

Pela sétima semana consecutiva foram detidas pessoas, incluindo, segundo a agência AsiaNews, uma senhora de 80 anos e uma criança de apenas dois. Seis líderes da Igreja Shouwang estão em prisão domiciliária desde o início do braço-de-ferro.

Alguns analistas temem que, a manter-se a disputa, o regime endureça as suas medidas e passe a mandar os detidos para a prisão.

A Igreja Shouwang é das maiores confissões protestantes do país, opera essencialmente a partir de casas particulares e conta com milhares de fiéis.




Fonte: http://www.rr.pt
23 de maio de 2011

Bento XVI torna-se o primeiro Papa a telefonar para astronautas em órbita


"Caros astronautas, estou muito feliz por ter esta oportunidade extraordinária para conversar convosco durante a vossa missão, e especialmente grato por poder falar com tantos de vocês, uma vez que ambas as tripulações se encontram agora na Estação Espacial Internacional", começou por dizer Bento XVI, segundo o site Space.

O comandante do vaivém Endeavour, Mark Kelly, foi quem deu as boas-vindas ao chefe da Igreja Católica: “Bem-vindo a bordo da Estação Espacial Internacional, Sua Santidade.” Bento XVI respondeu com votos de melhoras para a esposa do norte-americano, a congressista Gabrielle Giffords, que foi alvo de uma tentativa de assassinato em Janeiro.

A falar na sala Foconi da biblioteca do Vaticano, Bento XVI endereçou ainda as condolências a Paolo Nespoli, um italiano residente na ISS, a quem faleceu a mãe, no princípio do mês, quando já se encontrava em órbita. Depois, pediu aos astronautas as suas impressões da Terra a partir do Espaço.

“Esta conversa dá-me a oportunidade de expressar a minha admiração e apreço por vocês e por todos os que fazem com que esta missão seja possível, e dou o meu sincero encorajamento para que a concluam em segurança e sejam bem sucedidos”, afirmou o líder religioso.

O Papa cultivou a ligação à última missão do vaivém Endeavour, que partiu no início desta semana para uma viagem de 16 dias, com o objectivo de pôr em funcionamento o Espectrómetro Magnético Alfa-2. Um dos tripulantes, o italiano Roberto Vittori, levou consigo uma medalha de prata doada por Bento XVI.

Para a conversa com os 12 tripulantes da ISS, o chefe da Igreja Católica contou, em terra, com a colaboração do astronauta alemão Thomas Reiter, do presidente da Agência Espacial Italiana, Enrico Saggese, e do general Giuseppe Bernardis, da Força Aérea Italiana.


21 de maio de 2011

Evangelho de Domingo - 21 de Maio de 2011


Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: "Não se perturbe em seu coração. Tenha fé em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não, eu teria dito, "Eu vou preparar um lugar"? Quando vou preparar um lugar para você Eu vou, eu vou voltar e te levar comigo onde eu estou, porque você também está. E o lugar onde eu vou, vós sabeis o caminho ". Thomas disse: "Senhor, não sabemos para onde ir, como podemos nós saber o caminho?". Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade ea Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se você me conhece, sabe meu Pai: que, doravante, conhecê-lo e tê-lo visto ". Filipe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai e todos nós". Jesus respondeu: "Tenho sido muitas vezes com você e você não me conhece, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai. Como você pode dizer: "Mostre-nos o Pai? Você não acha que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, digo a mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, faz as obras. Acredite em mim: eu estou no Pai eo Pai está em mim. Se nada mais, acredito que por causa das próprias obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim, ele também vai fazer o que eu faço, e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para meu Pai ".


18 de maio de 2011

Cinco dias de festa em Lisboa pela beatificação da Madre Clara



A Igreja de Lisboa vai estar cinco dias em festa por causa da beatificação da irmã Maria Clara do Menino Jesus. A cerimónia terá lugar sábado, mas de hoje até sexta-feira decorre um tríduo de preparação. 

São de três dias de Oração, sempre às 21H30 e a primeira terá lugar logo à noite, em Queijas, paróquia onde se situa a sede da Congregação, como explica a Conselheira Geral, irmã Maria de Lurdes Barbosa. 

No sábado, depois da cerimónia no Restelo, o túmulo da irmã Maria Clara, que está na casa-mãe da Congregação, em Queijas, pode ser visitado a partir das 15h da tarde. 

Finalmente, no Domingo, na Sé de Lisboa, terá lugar uma missa de acção de graças pela beatificação.





Fonte: http://www.rr.pt

Evangelho de Domingo - 15 de Maio de 2011


Naquele tempo, Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo, que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro é um ladrão e salteador. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para ele, o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e ele chama as suas ovelhas, cada um pelo nome e as conduz para fora. E quando ele a empurrou para fora toda sua, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem porque conhecem sua voz. Um estranho eles não vão seguir, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos ". Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele falou com eles. Então Jesus disse-lhes de novo: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta se alguém entrar por mim será salvo, e sair e achará pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância ".

Áudio: Italiano
O VideoPlayer não corresponde a título da mensagem

7 de maio de 2011

Fátima recebe três mil jovens este fim-de-semana


Cerca de três mil jovens estão este fim-de-semana reunidos em Fátima para o encontro nacional “Fátima Jovem”, que este ano tem como tema “Com Maria, enraizados em Cristo”. 


Trata-se de uma ponte para as Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer de 16 a 21 de Agosto, em Madrid. “Queremos de alguma forma passar este sinal de que todos os jovens de todo o país estão em peregrinação para Madrid, mesmo aqueles que fisicamente não poderão dirigir-se a Espanha, em Agosto, para estar com o Santo Padre”, afirma à Renascença o padre Pablo Lima, director do departamento nacional da Pastoral Juvenil. O “Fátima Jovem” conta com diversas actividades, entre as quais se destaca uma homenagem ao beato João Paulo II, inspirador das Jornadas Mundiais da Juventude e a eucaristia de domingo, presidida pelo bispo de Leiria, D. António Marto. Do programa faz ainda parte o espectáculo de música e dança em que é retratada a história das Jornadas Mundiais da Juventude.




Fonte: http://www.rr.pt
1 de maio de 2011

Bento XVI proclamou João Paulo II como novo beato



O Papa Bento XVI proclamou João Paulo II beato, o primeiro passo no caminho da canonização, o seu antecessor. Eram 10h38 em Roma, menos uma hora em Lisboa. O aplauso na Praça de São Pedro e nas outras oito praças de Roma onde se concentram centenas de milhares de pessoas – a presença de polacos é esmagadora – foi imenso, prolongando-se por vários minutos. A multidão já tinha aplaudido diversas vezes durante as referências à sua biografia, nomeadamente o seu nascimento em 1920, a sua eleição como Papa, em 1978, e a alusão ao momento da sua morte em 2005.


A multidão aplaudiu durante oito minutos (Reuters)


Fonte: http://www.publico.pt

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia