31 de agosto de 2010

Papa condecorou 40 portugueses envolvidos na visita a Portugal

O Papa Bento XVI condecorou individualmente 40 portugueses que estiveram envolvidos na organização da sua viagem apostólica a Portugal, no passado mês de Maio. Em sentido inverso, a Presidência da República condecorou praticamente todo o séquito que acompanhou o Santo Padre, também cerca de 40 pessoas.


A troca de condecorações após uma visita oficial de Chefe de Estado é um hábito protocolar sem novidade. Acontece todas as vezes que as autoridades de um país acolhem altas individualidades em visita de Estado.


O acordo sobre as condecorações é sempre feito antes da visita se realizar. Neste caso, o Estado português enviou para a Santa Sé - muito antes do Papa chegar - uma lista com mais de 40 nomes de pessoas envolvidas na preparação, quer a nível nacional, quer nas três dioceses visitadas. Tratou-se de uma vasta lista que incluía sacerdotes, leigos, responsáveis da polícia e segurança, membros do Governo e sectores do Estado, presidentes da Câmara e também o Presidente da República.

Em contrapartida, o Estado Português propôs à Santa Sé condecorar o Papa e todos os membros do seu séquito, ou seja, os que vieram com o Papa de Roma e também os bispos que em Portugal o acompanharam sempre: D. José Policarpo, D. António Marto, D. Manuel Clemente, D. Jorge Ortiga e D. Carlos Azevedo.
Bento XVI recusou a condecoração do Estado Português, como, aliás, sempre recusa condecorações de qualquer outro Estado, mas tudo o resto foi aceite.

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia