12 de fevereiro de 2011

Rádio Vaticano no ar há 80 anos


A Rádio Vaticano faz hoje 80 anos. Oito décadas depois a emissora emprega mais de 350 funcionários e transmite em 45 línguas, durante mais de 24 mil horas anuais.

Longe vão os dias em que Pio XI se tornou no primeiro Papa a falar para todo o mundo através das ondas hertzianas, uma cerimónia que contou com a presença do próprio Guglielmo Marconi.

“Tenho a grande honra de anunciar que dentro de alguns segundos o sumo pontífice, Papa Pio XI, irá inaugurar a estação de rádio da cidade estado do Vaticano. As ondas eléctricas de rádio vão transportar para todo o mundo a sua benção e as suas palavras de paz”, anunciou Marconi.

A primeira mensagem de um Papa através das ondas hertzianas foi ouvida a 12 de Fevereiro de 1931. O texto de Pio XI foi escrito em latim pelo próprio Papa, uma mensagem com várias passagens das Sagradas Escrituras sobre a universalidade da mensagem do Evangelho.

Em oito décadas foram muitos os momentos históricos relatados pela Rádio Vaticano, um deles a ocupação da Polónia pelo regime nazi durante a II Guerra Mundial.

“A destruição na Polónia não está confinada à parte do país sob ocupação russa. Mais terríveis são as condições na parte da Polónia que caiu sob administração alemã. O povo polaco, católicos e judeus, enfrentam a fome”, relatava o jornalista.

Oitenta anos depois da inauguração a mensagem de aniversário da Rádio Vaticano abre portas para o futuro e sublinha que já não basta ir para o ar , publicar ou escrever, é necessário estar presente no mercado e de forma actual na Internet. Só assim as palavras da Igreja continuarão a chegar aos quatro cantos do mundo.

Rádio Vaticano

Fonte: http://www.rr.pt

Agenda da Catequese 2018-19

Para consultar clique aqui aqui

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 550 KB)

Contactos

Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:

Mail: comunidadesvivas@gmail.com

Telefone: 251782400/251782158

Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Facebook

Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)

Hino Oficial do Ano da Fé

Calendário 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)

Roteiro Advento 2017

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)

Carta Pastoral 2017/2018

Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)

PASSO A REZAR

Agencia Ecclesia