30 de julho de 2009
Polícia espanca dois padres no Vietname
As relações entre a Igreja e o regime vietnamita continuam tensas. Nos últimos dias dois padres e alguns leigos foram espancados por polícias quando tentavam chegar a uma marcha de protesto.
Fonte: http://www.rr.pt
Os padres Paul Nguyen Dinh Phu e Peter Nguyen The Binh estão os dois em estado crítico depois dos ataques a que foram sujeitos. O primeiro tem costelas partidas e ferimentos na cabeça, e o segundo encontra-se em coma depois de ter sido lançado de um segundo andar.
Estes últimos problemas tiveram início no dia 20 de Julho quando vários católicos se juntaram na Igreja de Tam Toa para erigir uma cruz e um altar.
A Igreja, que tem 120 anos, foi confiscada pelo Estado em 1968 e transformada num memorial dos crimes de guerra dos americanos. A população, sem dinheiro para fazer uma nova capela, continuou a reunir-se no local para as suas celebrações.
Quando se reuniram no passado dia 20 foram atacados por polícias. Vários ficaram feridos.
Em resposta foi organizado um protesto que reuniu meio milhão de pessoas em marchas pacíficas em diversas cidades.
O Padre Dinh Phu Nguyen estava a caminho de Tam Toa para celebrar missa antes da marcha quando viu um grupo de homens e mulheres a serem agredidos por um bando que, alegadamente, incluía polícias à paisana. Tentou ajudar e foi por sua vez atacado enquanto cerca de 30 polícias fardados observavam sem intervir.
O mesmo bando cercou o hospital para onde foi levado e acabou por reconhecer Nguyen The Binh quando este o foi visitar, atacando-o também.
Por todo o país têm-se organizado vigílias para pedir ao Governo que cesse a sua perseguição à Igreja Católica.
Etiquetas:
Informações
28 de julho de 2009
Festival Jota na Praia do Tabuão – Paredes de Coura
A Diocese de Viana do Castelo, através do Secretariado da Pastoral Juvenil em parceria com o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda, vai organizar, nos dias 23, 24 e 25 de Julho de 2010, a próxima edição do Festival Jota, que decorrerá na praia do Tabuão, em Paredes de Coura.Ao encerrar os três dias da edição deste ano, que decorreu na Praia de S. Jacinto em Aveiro com a presença de centenas de jovens de todo o país, foi anunciado publicamente o “palco” que recebe para o ano este evento que já tem um nível nacional considerável e que conta com a participação de grupos internacionais.Este festival de inspiração cristã tem como objectivo apresentar e promover de bandas que se dedicam à evangelização. “O festival nasceu com o objectivo de promover a música de inspiração cristã, que posso garantir que cada vez tem crescido mais em Portugal. Tem também o objectivo claro de evangelização dirigida, sobretudo, para os jovens. Com a música, fazemos algo semelhante aos outros festivais de verão que há por todo o país, mas com uma componente mais positiva”, afirma o padre Jorge Castela, do Departamento de Pastoral Juvenil da Guarda. O espaço escolhido será o mesmo onde se realiza o conhecido Festival Paredes de Coura na semana imediata. A organização do Festival Jota de 2010 vai contar com o apoio da Câmara Municipal de Paredes de Coura e a Ritmos, responsável pela organização do Festival de Paredes de Coura.
Fotos do Festival Jota 2009
Etiquetas:
Informações
27 de julho de 2009
Faleceu o primeiro chinês Bispo de Macau
O primeiro Bispo chinês de Macau, D. Domingos Lam, faleceu no dia 27.07.2009 aos 81 anos, vítima de doença prolongada.
Fonte: http://www.rr.pt
Natural de Hong Kong, D. Domingos Lam chegou a Macau em 1931 e foi ordenado Padre em 1953.
Em 1987 foi ordenado Bispo-coadjutor e um ano depois, assumiu o comando da Diocese.
Em 2003, com 75 anos, D. Domingos Lam cedeu o seu lugar a D. José Lai, que ainda se mantém em funções.
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirma que D. Domingos Lam foi um "sábio" que conseguiu manter a Igreja Católica unida num território em mudança.
O Padre Manuel Morujão sublinha que o primeiro Bispo chinês de Macau agiu como um "bom guia", quer na mudança de um liderança religiosa portuguesa para chineses quer na transferência da administração
do território de Portugal para a China.
Etiquetas:
Informações
26 de julho de 2009
Papa dedica oração especial aos avós
No dia dos Avós, Bento XVI lembrou o seu papel fundamental na educação dos netos.
Fonte: http://www.rr.pt
Na oração do Angelus, no Vale d´Aosta onde se encontra em repouso depois de ter sido operado a um pulso, o Papa dirigiu uma mensagem especial aos avós.
“Esta data faz-nos pensar no tema da educação que ocupa um lugar importante na pastoral da Igreja. Em especial, convida-nos a rezar pelos avós, que na família são os guardiões e muitas vezes testemunhas dos valores fundamentais da vida”, afirmou.
Segundo Bento XVI, a tarefa educativa dos avós é sempre muito importante e torna-se ainda mais quando por diversas razões os pais não estão em condições de assegurar aos filhos uma adequada presença na fase de crescimento. “Confio à protecção de Santa Ana e São Joaquim todos os avós do mundo e dedico-lhes uma oração especial”.
O Papa lembrou também os mais próximos que o acompanharam no Hospital depois de ter partido o pulso.
Bento XVI foi submetido sábado a um exame médico para controlar o estado do seu punho direito, oito dias após uma fractura que o levou a ser operado, e está a evoluir favoravelmente, anunciou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
Etiquetas:
Informações
Evangelho de Domingo 26 Julho de 2009
Depois, Jesus partiu para o outro lado do mar da Galiléia, isto é, de Tiberíades. Era acompanhado de grande multidão...
Fonte: http://www.h2onews.org
pois viam os sinais que fazia com os enfermos. Jesus subiu ao monte e sentou-se ali com os discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Jesus levantou os olhos e, ao ver a grande multidão que vinha ter com ele, disse a Filipe: "Onde compraremos pão para dar-lhes de comer?" Dizia isto para experimentá-lo, pois bem sabia o que ia fazer. Filipe respondeu: "Nem duzentas moedas de prata seriam suficientes para cada um receber um pedacinho de pão".
Um dos discípulos chamado André, irmão de Simão Pedro , disse: "Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" Disse Jesus: "Fazei todos sentar-se no chão". Havia naquele lugar muita grama. Sentaram-se, pois, os homens em número de uns cinco mil. Então Jesus tomou os pães, deu graças e deu-os aos que estavam sentados. Fez o mesmo com os peixes, dando-lhes o quanto queriam. Depois de saciados, disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para não se perderem". Eles os recolheram e encheram doze cestos de pedaços que sobraram dos cinco pães de cevada.
Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aquela gente dizia: "Na verdade, este é o profeta que há de vir ao mundo". Percebendo Jesus que pretendiam levá-lo à força para fazê-lo rei, retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
Etiquetas:
Evangelho
24 de julho de 2009
Folha Dominical - 26.07.09 Nº283 (Próximas Três Semanas)
Etiquetas:
Informações
Três dias de música católica, convívio e formação em Aveiro
A praia da S. Jacinto, em Aveiro, recebe a partir de hoje a terceira edição do Festival Jota.
Fonte: http://www.rr.pt
Do cartaz do Jota, que nasceu na Guarda em 2007 e transformou-se rapidamente numa referência no género, fazem parte 17 concertos de bandas e artistas de inspiração católica, incluindo de Espanha.
"Vai haver música durante todo o dia, desde a alvorada, ao acordar, até aos concertos íntimos na praia, numa esplanada a ver o mar", antecipa Catarina Pereira, da organização. Os concertos da Banda Jota e os padres espanhóis La Voz Del Desierto estão entre os mais esperados.
Na Aldeia Jota, com um tamanho equivalente a cinco campos de futebol, as noites acabam na Cristoteca, uma tenda para dançar ao som de "novas abordagens" a temas de inspiração cristã. 1100 pessoas, na esmagadora maioria jovens, já reservaram espaço para viver na "aldeia" até domingo, último dia do Jota.
O programa não se fica pela música: amanhã de manhã haverá fóruns, sobre vários temas, da sexualidade à política, passando pelo voluntariado, ecologia, cidadania, vocação, responsabilidade social e religião. O prémio Nobel da Paz D. Ximenes Belo é convidado.
Haverá ainda 35 workshops (que vão desde a construção de papagaios ao bodyboard) e passeios na Ria de Aveiro.
No domingo, o Festival Jota culmina com a Eucaristia presidida por D. António Francisco dos Santos, Bispo da Diocese de Aveiro. O Jota encerra com o espectáculo musical "Paulo de Tarso", a partir das 14h30.
Etiquetas:
Informações
Coreia do Norte executa mulher por distribuir a Bíblia
A Coreia do Norte executou uma mulher cristã em público. O seu crime foi ter distribuído a Bíblia, um livro proibido naquele país comunista.
Fonte: http://www.rr.pt
Ri Hyon Ok, de 33 anos, foi acusada de espiar para a Coreia do Sul e para os Estados Unidos e de organizar dissidentes. Foi executada na cidade de Ryongchon, no noroeste do país, perto da fronteira com a China, no dia 16 de Junho.
A informação consta do relatório de uma aliança de várias dezenas de grupos de activistas anti-Coreia do Norte.
Pais, marido e os três filhos da acusada foram mandados para um campo de detenção para políticos, na cidade de Hoeryong, nordeste do país, um dia depois da execução.
Etiquetas:
Informações
22 de julho de 2009
IX Viana Jovem
Pode visitar aqui uma apresentação em vídeo, presente no Blog do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Viana do Castelo, sobre o IX Viana Jovem que decorreu no passado mês de Maio em Ponte de Lima.
Etiquetas:
Informações
Blog do Secretariado da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo
Etiquetas:
Informações
Bento XVI grava reflexões por não poder escrever após fractura
"O papa Bento XVI grava as suas reflexões..."
Fonte: http://g1.globo.com
O papa Bento XVI grava as suas reflexões, porque não pode escrever, já que está com o pulso direito imobilizado devido à fratura que sofreu há cinco dias ao escorregar no quarto, disse hoje o porta-voz vaticano, Federico Lombardi.
O pontífice, acrescentou Lombardi, continua seus frequentes breves passeios pelo jardim do chalé que ocupa na localidade alpina de Les Combes, no Vale de Aosta, passeios que realiza após o almoço e no final da tarde.
"O santo padre está bem, de bom humor, continua aprendendo como se vive com o pulso imobilizado. Já que não pode usar com facilidade a pena, usa um gravador para poder ditar suas reflexões", informou Lombardi sobre o estado de saúde do papa.
O papa, acrescentou Lombardi, fala com regularidade com o seu irmão Georg, que, após o pontífice voltar à residência de Castelgandolfo, no próximo dia 29, o visitará para passar um mês juntos.
Etiquetas:
Informações
Cristãos paquistaneses ameaçados: Conversão ou morte
Uma carta dirigida a várias entidades cristãs aconselha-os a abandonar a sua fé, abraçar o Islão e pagar um elevado valor, ou morrer.
Fonte: http://www.rr.pt
“Sabemos que vocês são cristãos, nós convidamo-los a deixarem esta região, a converterem-se ao Islão e a pagarem um milhão e meio de rupias ou serão atingidos por um atentado suicida". Este é o conteúdo de uma carta enviada ao centro administrado pelo Departamento de Comunicação da Conferência Episcopal do Paquistão.
Segundo o jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, os talibãs retomaram uma maciça campanha de intimidação contra as minorias religiosas do país. As ameaças também foram enviadas à Catedral do Sagrado Coração da cidade de Lahore e a associações e escolas católicas.
Algumas denominações cristãs organizaram-se para sensibilizar a sociedade sobre o perigo do extremismo religioso, e convocaram para o dia 16 de Agosto uma Jornada ecuménica de justiça social. Esta é uma questão que está a ser acompanhada e divulgada pela agência Católica Ajuda à Igreja que Sofre, que trabalha com comunidades cristãs minoritárias ou perseguidas.
Além disso, as comunidades cristãs de todas as confissões pedem ao governo uma reforma estrutural, seja a nível legislativo, seja político, para evitar que as violações contra as minorias religiosas se expandam com o passar do tempo.
Por sua vez, o secretário-executivo da Comissão Justiça e Paz da Igreja paquistanesa, Padre Peter Jacob, afirmou à agência AsiaNews que "a situação é delicada e é evidente um clima de tensão", mas destacou também a vontade de "continuar o trabalho pelo bem do país e das pessoas".
Este responsável, citado pela Rádio Vaticano, confirma as ameaças de sequestro com fins de extorsão, uma situação que preocupa os cristãos, mas que não os impede de prosseguirem o trabalho. O Pe. Jacob reiterou a importância de organizações empenhadas na assistência aos refugiados do vale de Swat e no distrito de Malakand, aos quais fornecem alimentos e bens de primeira necessidade.
Etiquetas:
Informações
Bispos mexicanos ameaçados por denunciar o narcotráfico
Três bispos e vários sacerdotes do Estado mexicano de Michoacán estão a ser ameaçados de morte por narcotraficantes, revela a Rádio Vaticano, que cita fontes eclesiásticas desta região do México. Na semana passada, aumentou a violência entre os cartéis que controlam o narcotráfico na região.
Fonte: http://www.rr.pt
O clero local condena abertamente a actividade ilícita do tráfico: alguns párocos promovem programas preventivos e denunciam grupos que vendem drogas. "Os traficantes sentiram-se atingidos e tentam intimidá-los", explica o Padre Hugo Valdemar.
"Até ao momento, párocos e bispos recusam a protecção oferecida pelo Estado, mas se as ameaças continuarem, serão obrigados a aceitá-la", acrescenta.
Um dos incidentes mais graves em Michoacán ocorreu no passado dia 11, quando foram encontrados os cadáveres de 12 agentes da Polícia Federal, massacrados em represália pela detenção de um chefe do cartel.
O clero local já sofreu ameaças no passado, especialmente depois de o Arcebispo de Durango, Héctor González Martínez, ter revelado o a suposta morada do narcotraficante mais procurado do país, Joaquín ‘El Chapo' Guzmán, líder do cartel de Sinaloa.
"O Estado não pode negociar com delinquentes; deve aplicar a lei. Se quiserem dialogar, devem parar com a violência", diz o Pe. Hugo Valdemar.
O governo do México mais do que quadruplicou a presença policial no Estado de Michoacán, no oeste do país, informa a agência Ecclesia.
Etiquetas:
Informações
21 de julho de 2009
Papa: “A Encíclica active forças para renovar o mundo”
"Quem vive uma situação de dificuldade econômica não desanime..."
Fonte: http://www.h2onews.org
Quem vive uma situação de dificuldade econômica não desanime, porque “a Providência sempre ajuda quem atua o bem e se empenha pela justiça; ajuda as pessoas que não pensam somente em si, mas também em quem está pior do que elas”. Foi o que disse o Papa na manhã deste domingo antes da oração do Angelus em Romano Canavese, na diocese piemontês de Ivrea, localidade natal do Secretário de Estado vaticano Cardeal Tarcisio Bertone.
Referindo-se à falta de trabalho que hoje atinge também a região de Ivrea, Bento XVI, com o braço direito engessado após a fractura no pulso de quinta-feira à noite, recordou os valores que foram ao longo dos séculos a força da terra Canavese. A família e o respeito pela vida humana, a sensibilidade pela justiça social, a capacidade de enfrentar cansaços e fadigas, a forte ligação com a fé cristã através da vida paroquial e especialmente a participação na Santa Missa, serão também os valores que permitirão às gerações de hoje, explicou o Papa, construir com esperança o próprio futuro, dando vida a uma sociedade verdadeiramente solidária e fraterna, permeada de espírito evangélico.
Referindo-se à sua última encíclica Caritas in Veritate, Bento XVI fez votos de que “possa mobilizar as forças positivas para renovar o mundo”. Após o almoço com os familiares do cardeal Bertone, o Papa retornou de helicóptero a Les Combes de Introd, no Vale d'Aosta, onde prossegue o seu período de repouso.
Etiquetas:
Informações
19 de julho de 2009
As “Confissões” do braço direito do Papa
Como Santo Agostinho nas suas “Confissões”, o cardeal Tarcisio Bertone, o principal colaborador do Papa abriu o coração para revelar experiências e momentos nunca antes contados num diálogo que teve lugar no Palácio Apostólico.
Fonte: http://www.h2onews.org
Cardeal Bertone: Como disse anteriormente, eu tive algumas dificuldades no caminho da formação, por causa de alguma nostalgia do passado, da vida com meus amigos, porém me mantive firme no seguimento da vocação. Mas os meus amigos, que não pensavam que eu seguiria aquele caminho, sobretudo os meus amigos de liceu, porque frequentei o liceu já como salesiano, mas com cerca de trinta companheiros, que agora são profissionais na vida e desempenham um belo papel na sociedade italiana, eles me ajudaram. Diziam-me: "Se você se tornar um padre, torne-se um sacerdote como Francesco Amerio”. Era o nosso grande professor do liceu, de História e Filosofia, e também de Religião. Foi um modelo para mim que me sustentou e de quem guardei as anotações das aulas de Religião. Até hoje. Para se ter ideia da influência e do impacto deste sacerdote, deste professor, que os meus companheiros me indicavam como modelo.
Depois eu enfrentei algumas dificuldades, especialmente durante o período de 1968 a 1972, porque eu estava aqui em Roma, era professor na Universidade Salesiana, formador dos candidatos ao sacerdócio, quando tivemos, no então Pontifício Ateneu Salesiano, 140 estudantes de Teologia, que enfrentaram as pressões e sentiram a influência do movimento de 1968, dos debates, da agitação pública. Estávamos depois do Concílio. Eu vivi como estudante, como jovem sacerdote, este belo tempo do Concílio. Mas houve momentos de grande atrito e conflitos de opinião e de pessoas; como superior, eu tinha de dar o parecer para a ordenação desses estudantes. Tivemos um diálogo próximo com os alunos. Aquele era o tempo das grandes assembleias de estudantes, com discussões que duravam horas, até mesmo o fim da tarde ou pela noite... Então eram momentos de tensão, mas também de superar as tensões.
Depois, como bispo, e como arcebispo das duas arquidioceses que guiei, as duas por encargo do Papa João Paulo II, houve algum momento de confronto, por vezes difícil, às vezes com problemas que surgiram no âmbito da Igreja local. Já quando eu era secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, havia questões doutrinárias para nossa análise, o nosso juízo, e eram problemas muito graves, doutrinais, morais, disciplinares. Mas tinha no desempenho desse papel uma grande satisfação. Há o fato de ter guiado e de integrar uma comunidade fraterna, viver em comunhão fraterna, de forte amizade, que continua até agora, quando me encontro com ex-alunos ou bispos do mundo. Vivi momentos de verdadeira comunhão, de amizade fraterna na alegria e na fidelidade ao Papa, na alegria do cumprimento do nosso ministério sacerdotal e episcopal, e pelo fato de ter conduzido muitos jovens para o sacerdócio. E depois há a paternidade episcopal nas ordenações sacerdotais e nas ordenações episcopais, que agora naturalmente multiplicam-se ainda mais, no meu cargo de secretário de Estado, com a ordenação de muitos colaboradores do Papa e de muitos bispos locais. É uma grande satisfação: este grande povo de Deus formado organicamente pelos pastores da Igreja, com suas diversas responsabilidades, diferentes papéis, de acordo com sua vocação e de acordo com os carismas que o Espírito Santo distribui. Este povo que caminha junto em profunda unidade é realmente um belo sinal da bondade de Deus para a Igreja e para toda humanidade, que eu vivo nos encontros que tenho agora com as Igrejas locais, seja como representante pontifício ao redor do mundo, e também com os chefes de Estado que vêm visitar o Vaticano e demonstrar seu apreço, sua gratidão pelo trabalho da Igreja, pelo testemunho da Igreja, tanto no campo formativo, especialmente na educação, seja no âmbito da promoção humana, da promoção social, da assistência particular para com os mais fracos da sociedade.
Tenho de agradecer ao Senhor pelo dom do sacerdócio e pelo dom do episcopado. Desejo a todos um bom Ano Sacerdotal!
Etiquetas:
Informações
Sete novos padres ordenados hoje
São ordenados, esta tarde, sete novos padres em Braga. A diocese do país que mais ordenações sacerdotais tem.
Fonte: http://www.rr.pt
D. Jorge Ortiga diz que este é um grande dia.
O Arcebispo Primaz de Braga, afirma esperar que estas ordenações actuem como chamamento junto os jovens.
“Sem dúvida nenhuma que é um grande dia de festa. Mas, este sete sacerdotes devem-se tornar num apelo para que em todas as comunidades e famílias estas ordenações funcionem como um chamamento, particularmente dirigido aos jovens, para quem não tenham medo de seguir Jesus Cristo”, afirmou D. Jorge Ortiga, que preside à cerimónia de ordenação.
Etiquetas:
Informações
18 de julho de 2009
Notícias Do União de Coura - Julho e Agosto
Etiquetas:
Notícias
Folha Dominical - 19.07.09 Nº282
Etiquetas:
Folha Dominical
Evangelho de Domingo 19 Julho de 2009
Os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado. Ele disse-lhes: Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer. Partiram na barca para um lugar solitário, à parte. Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas as cidades acorreram a pé para o lugar aonde se dirigiam, e chegaram primeiro que eles. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Etiquetas:
Evangelho
Carta Encíclica Caritas In Veritate de Bento XVI - Versão Portuguesa
CARTA ENCÍCLICA CARITAS IN VERITATE de Bento XVI - Versão portuguesa revista e comentada por Jorge Alves Barbosa.
Etiquetas:
Informações
Papa já deixou o hospital após operação bem sucedida
A operação a Bento XVI, devido a uma fractura correu bem, afirmou o presidente da região de Valle d'Aosta (noroeste de Itália), Augusto Rollandin, citado pela agência italiana ANSA.
Fonte: http://www.rr.pt
Bento XVI abandonou o hospital pelo seu próprio pé, confirmando tal como se esperava, que a intervenção cirúrgica a que foi sujeito era uma operação simples e menor.
Sorrindo para os jornalistas, o Papa acenou com o seu braço são antes de partir.
O Papa, de 82 anos e eleito para o cargo a 19 de Abril de 2005, foi hoje operado no hospital de Aosta depois dos médicos terem detectado uma fractura no pulso direito quando caiu na casa-de-banho hoje de madrugada.
O Papa foi operado sob anestesia local, disse uma fonte médica citada pela ANSA.
"Creio que o Papa prosseguirá as suas férias", referiu o porta-voz do Vaticano. Frederico Lombardi está actualmente em Roma, devendo juntar-se a Bento XVI amanhã à tarde, com vista à preparação do Angelus do próximo Domingo, que está previsto para Romano Canavese, 40 quilómetros a nordeste de Turim.
Etiquetas:
Informações
IN NOMINE no Teu Palco
IN NOMINE de Viana do Castelo para o Teu Palco do Festival Jota
Fonte: http://www.rr.pt
O grupo de jovens In Nomine, que vai actuar na noite de Sábado, énatural de Parada do Monte, arciprestado de Melgaço, da diocese de Viana do Castelo. Iniciou a sua actividade enquanto grupo de Jovens noano 2000 e hoje é composto por cerca de 20 elementos. O grupo colabora com o pároco no conselho pastoral e na elaboração das diversas actividades realizadas em cada ano litúrgico.
Para além disso todos os elementos do grupo são catequistas do centro interparoquial decatequese (infância, adolescência, jovens e adultos), participam activamente através do canto (ensaio e execução) e outros ministérios litúrgicos.O seu objectivo é: estar, viver, testemunhar,... tudo EM NOME d'Ele...
No Domingo, vão estar no palco principal do Festival Jota os jovens seminaristas de Viana do Castelo e de Braga que compõem o Grupo de Teatro S. João Bosco. Pelas 15h, apresentam o musical "Paulo de Tarso".
Etiquetas:
Informações
17 de julho de 2009
Papa assistido no hospital
Bento XVI foi assistido esta manhã no hospital de Aosta, no norte de Itália, devido a uma queda ligeira. O Papa fez uma pequena fractura num pulso.
Fonte: http://www.rr.pt
A deslocação ao hospital foi por mera precaução, garantem os colaboradores do Sumo Pontífice.
Bento XVI foi submetido a um “check-up”, cujos resultados não são ainda todos conhecidos, pelo que o Papa terá de ficar mais um tempo no hospital – situado nas redondezas da sua casa de férias. Tudo indica, contudo, que o seu estado clínico não inspira cuidados.
"Não se trata de nada de grave", já garantiu o Padre Lombardi, porta-voz do Vaticano, insistindo que este incidente não oferece motivos de preocupação.
As informações do Vaticano referem também que, antes de se dirigir ao hospital e já depois da queda, o Papa celebrou uma missa e fez as suas orações.
O Papa tem 82 anos e encontra-se de férias na localidade de Las Combes, no Valle de Aosta, desde segunda-feira, dia 13. Pretende lá ficar até 29 de Julho, altura em que deverá deslocar-se para a residência de Verão de Castel Gandolfo, 30 quilómetros ao sul de Roma.
Etiquetas:
Informações
16 de julho de 2009
Igreja altera regras das missas
Em Portugal, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está a avaliar os procedimentos que deverão ser adoptados nas missas.Dentro de 15 dias, de acordo com o DN, deverão chegar às paróquias panfletos com regras sobre os comportamentos de prevenção da gripe, nas igrejas.Entre os procedimentos a adoptar, merece particular atenção a preparação da comunhão (os padres deverão desinfectar as mãos antes de distribuir as hóstias) e o abraço da paz.
Fonte: http://twitter.com/siconline
Etiquetas:
Informações
Igrejas alteram procedimentos para evitar H1N1
Um bispo britânico aconselhou as igrejas a deixarem de pôr água benta nas pias baptismais para tentar travar a pandemia de gripe A no Reino Unido, onde 17 pessoas infectadas morreram.
Fonte: www.reuters.com/
Etiquetas:
Informações
15 de julho de 2009
Fim-de-semana negro para cristãos no Iraque
Nove igrejas atacadas e vários mortos entre Sábado e Segunda-feira, numa série de ataques concertados por todo o país.
Fonte: http://www.rr.pt
Dias depois de um dos mais altos responsáveis da Igreja Católica no Iraque ter realçado a aparente calma que reinava no país desde a saída das tropas americanas, uma vaga de atentados voltou a lançar o pânico entre a população cristã que ainda resta no país.
Os primeiros atentados tiveram lugar no Sábado à noite, em vários pontos de Bagdade, atingindo igrejas católicas e ortodoxas. Pelo menos 4 pessoas morreram e várias ficaram feridas. As Igrejas também sofreram vários danos.
Domingo viu novas explosões, e o cenário repetiu-se na Segunda-feira de manhã em Kirkuk, com um atentado a fazer tremer a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Num outro incidente, que pode ou não estar relacionado, um autarca cristão em Kirkuk foi assassinado à porta de sua casa.
Teme-se agora a repetição do êxodo de cristãos do país, ou pelo menos da capital e da cidade de Kirkuk, como já ocorreu por diversas ocasiões. Muitos dos cristãos procuram asilo nos países vizinhos, seja na Jordânia ou na Síria. Alguns conseguem posteriormente chegar ao Ocidente. Contudo, muitos preferem permanecer no seu país, mas no território controlado pela autoridade curda, muito mais estável, onde se sentem mais protegidos.
Estima-se que, desde o começo da guerra, cerca de 600 mil cristãos tenham abandonado o país, isto de uma população inicial que rondaria o milhão.
De acordo com uma fonte citada pela agência AsiaNews, estes ataques tendem a surgir em alturas em que surgem eleições, e podem ser entendidos como um aviso às populações cristãs.
O bispo auxiliar da Igreja Caldeia de Bagdade, Shlemon Warduni, afirma não saber quem é que está por detrás dos atentados: “Se soubesse quem era, rezava por eles. A oração une-nos como irmãos. É a nossa única arma. Com a oração podemos matar a guerra”, afirmou.
Etiquetas:
Informações
Segundo padre espanhol assassinado em Cuba este ano
O cadáver de Mariano Arroyo Merino foi encontrado numa sala da paróquia onde trabalhava, na capital cubana.
Fonte: http://www.rr.pt
Este é o segundo assassinato de um padre de origem espanhola em Cuba nos passados cinco meses.
Em Fevereiro, Eduardo de la Fuente Serrano, de 61 anos, foi também encontrado morto à beira de uma estrada, vítima de várias facadas.
Os dois sacerdotes espanhóis eram amigos, mas não se sabe ainda se existe alguma relação entre os dois crimes.
Etiquetas:
Informações
Wayne Rooney podia ter sido padre
O futebolista do Manchester United confessou em conferência de imprensa que poderia ter seguido o sacerdócio, caso não tivesse vingado como futebolista.
Fonte: http://www.rr.pt
A estrela dos campeões ingleses, e internacional da selecção do seu país, afirmou que nunca foi um aluno brilhante, pelo que, caso não tivesse sido jogador profissional, não sabia bem que opções lhe restariam.
Depois de pensar um pouco, contudo, disse que sempre se tinha interessado por religião, por isso talvez tivesse seguido o caminho do sacerdócio.
Rooney, que é católico, casou-se em Junho do ano passado com Coleen, numa cerimónia que causou alguma controvérsia com a Igreja. O casal quis que o casamento decorresse num antigo mosteiro perto de Génova, mas o bispo local informou-os que o mosteiro já não podia ser usado para celebrações litúrgicas. Contudo, o casal ignorou o bispo. O responsável da paróquia do casal inglês foi até ao local e presidiu à cerimónia.
A afirmação de Rooney contrasta com a história do ex-jogador profissional americano Chase Hilgenbrinck. Apesar de ter uma carreira muito promissora, Chase retirou-se do futebol há precisamente um ano para ingressar num seminário. O jogador tinha na altura 26 anos e era capitão dos New England Revolution, uma equipa da Liga Profissional Americana.
Etiquetas:
Informações
14 de julho de 2009
Uma Igreja no meio da Floresta
Thorncrown Chapel, uma igreja situada em Eureka Springs, no estado americano do Arkansas, construída em 1980.
No ano passado a obra foi distinguida com um importante prémio atribuído pelo American Institute of Architects (AIA), o “Twenty-Five year award”. O seu autor, o arquitecto americano E. Fay Jones, evidencia aqui a influência de Frank Lloyd Wright no uso dos materiais e no entrosamento do edifício com o ambiente natural que o rodeia, a floresta. Alguns pormenores são interessantes, como o da madeira de pinho de que é feita a estrutura da cobertura ser proveniente do próprio local.
Toda a estrutura do edifício, em aço e madeira, é recoberta por painéis de vidro que prolongam visualmente o espaço e, na verdade, estar dentro da igreja é estar dentro da floresta. Por fora a integração no ambiente é igualmente bem conseguida em qualquer estação do ano ou condição climatérica, o que é notável. À noite o contraste entre o interior iluminado e a escuridão que a rodeia proporciona uma experiência única...
Etiquetas:
Informações
90 terços em exposição em Fátima
Em Fátima, onde milhares de peregrinos participaram na peregrinação aniversaria de Julho, foi hoje inaugurada uma exposição de terços na Igreja da Santíssima Trindade.
Fonte: http://www.rr.pt
"Oração do Rosário, caminho para a paz" é o tema desta mostra, que reúne parte da colecção de Teresa Maria dos Santos - uma transmontana, residente nas Caldas da Rainha que, aos 8 anos, devido a uma poliomielite, ficou retida no leito até aos dias de hoje.
Os 90 terços em exposição são provenientes um pouco de todo o mundo, vindos de amigos e desconhecidos, e são feitos dos mais variados materiais.
Etiquetas:
Informações
13 de julho de 2009
Família é o elemento central na educação cristã
O Núncio Apostólico em Portugal dedica a peregrinação aniversaria de Julho à Família. Na Eucaristia da manhã do dia 13, D.Rino Passigatto destacou a importância da Família na educação cristã.
Fonte: http://www.rr.pt
“O lar é, assim, a primeira escola e vida cristã. Uma escola de enriquecimento humano. É ai que se aprende a fadiga e a alegria do trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e, sobretudo, o culto divino pela oração e oferenda da sua vida”, afirmou.
Citando Bento XVI, o Núncio frisou que "a família, fundada no matrimónio indissolúvel entre um homem e uma mulher, expressa a dimensão relacional, filial e comunitária, e é o âmbito no qual o homem pode nascer com dignidade, crescer e se desenvolver de modo integral".
D. Rino Passigato considera que "a família nasce da vocação relacional e dialogal do homem e por isso ela está vocacionada para ser o lugar onde o homem encontra o sentido e a harmonia das diversas dimensões da sua existência. A experiência mostra que, quando a integração familiar falha, todos os outros aspectos da vida sofrem ou entram em conflito".
Este responsável deixou ainda um apelo, pedindo aos presentes que saibam resistir às "más inclinações que afectam sempre e inexoravelmente as vossas relações humanas e matrimoniais".
"Vim aqui, de modo particular, para confiar à Mãe de Deus, em cujo ventre o Verbo Se fez carne, as famílias do mundo inteiro. Contemplando em Maria Aquela que acolheu em Si o Verbo de Deus e O entregou ao mundo, rezemos, nesta Santa Missa, por todos quantos constituíram família, no sacramento do matrimónio, a fim de que nos seus corações permaneça sempre a fidelidade que juraram mutuamente, e deles não saiam pensamentos perturbadores capazes de romper os compromissos assumidos", disse, na sua homilia.
Etiquetas:
Informações
"Cristãos não se podem resignar ao silêncio"
O Núncio Apostólico em Portugal lançou um apelo à mobilização dos cristãos, durante a homilia da missa desta noite no Santuário de Fátima, no âmbito da Peregrinação Internacional de 12 e 13 de Julho.
Fonte: http://www.rr.pt
Os cristãos não podem ficar calados, mesmo quando incomodam, defende Monsenhor Rino Passigato, representante do Papa em Portugal, que preside às celebrações deste ano.
“Quantas vezes o anúncio da palavra de Deus incomoda. Ontem, como hoje. Mas nem por isso podemos resignarmo-nos ao silêncio cómodo de quem prefere não anunciar. Precisamos todos de nos mobilizar permanentemente para a missão junto de nós, nas famílias, no trabalho, na praça pública, enfim, em todos os lugares onde passa a nossa vida quotidiana”, afirmou.
O Núncio Apostólico garantiu também aos peregrinos que o Papa Bento XVI está presente em Fátima, durante estas Celebrações Aniversárias.
Programa de dia 13 (2ª feira)
Noite de Vigília
00h00 às 2h00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento.
2h00 às 3h30 - Via-sacra.
3h30 às 4h30 - Celebração Mariana.
4h30 às 5h30 - Missa.
5h30 às 7h00 - Adoração com Laudes do Santíssimo Sacramento.
7h00 – Procissão Eucarística.
9h00 – Rosário, na Capelinha.
10h00 - Procissão, Missa Internacional, bênção dos doentes, consagração e adeus.
Etiquetas:
Informações
12 de julho de 2009
Igreja mais rica com 10 novos sacerdotes
Dez novos padres são ordenados em Portugal. Cinco dessas ordenações acontecem no Porto.
Fonte: http://www.rr.pt
Três dos novos padres são da diocese do Porto: um é da Congregação Missão, dos Padres Vicentinos e outro pertence aos Missionários da Boa Nova.
O Padre Álvaro Mancilha, reitor do Seminário Maior do Porto, diz que as novas ordenação são motivo de ânimo e esperança para a Igreja.
“Tem a ver, no essencial, com a nossa identidade cristã e com a autenticidade com que vivemos como cristãos. Penso que é aí que a acção do Espírito age, e, na medida em que vivermos em sintonia e em consonância com o Espírito, Deus fará o resto. E isso é, para mós, motivo de ânimo e de esperança”
A ordenação vai decorrer na Igreja Catedral, no Porto e será presidida pelo Bispo, D. Manuel Clemente.
Etiquetas:
Informações
Papa pede coordenação na solidariedade
Há injustiças no mundo que exigem intervenção imediata. O apelo foi lançado pelo Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro, antes da oração do Angelus.
Fonte: http://www.rr.pt
Referindo-se à reunião do G8 que na semana passada teve lugar em Itália, o Papa pediu coordenação nas acções com vista ao fim das desigualdades no mundo. “Existem no mundo desproporções sociais e injustiças estruturais que não se podem tolerar, que exigem, além de uma necessária intervenção imediata, uma estratégia coordenada para encontrar soluções globais duradouras”.
Bento XVI despediu-se da Praça de São Pedro por alguns dias: parte para férias no Vale d’Aosta e aproveitou para recomendar prudência. “Ao despedir-me da Praça de S. Pedro e da cidade de Roma, convido todos a acompanharem-me na oração”.
“A propósito de partida, aproveito a ocasião para reafirmar, uma vez mais, o dever de todos guiarem com prudência e respeitarem as normas do código da estrada. É assim que começam umas boas férias” - concluiu.
Etiquetas:
Informações
11 de julho de 2009
Evangelho de Domingo 12 Julho de 2009
Jesus chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos malignos. Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado: nem pão, nem alforge, nem dinheiro no cinto; que fossem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas.E disse-lhes também: «Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos numa localidade, se os seus habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.»Eles partiram e pregavam o arrependimento, expulsavam numerosos demónios, ungiam com óleo muitos doentes e curavam-nos.
Marcos 6,7-13
Etiquetas:
Evangelho
10 de julho de 2009
Papa recebeu Obama no Vaticano
Um clima cordial marcou a audiência que Bento XVI concedeu estar tarde a Barack Obama. Reunidos a sós durante 35 minutos, o Papa e o Presidente dos EUA analisaram questões relacionadas com a paz no Médio Oriente, a reunião do G8, a liberdade religiosa e também questões relacionadas com o ambiente.
Fonte: http://www.rr.pt
No final, Barack Obama revelou que este encontro com o Papa foi para ele muito importante como chefe de Estado, mas também do ponto de vista pessoal.
Apesar de ser favorável à despenalização, Obama prometeu a Bento XVI fazer os possíveis para reduzir o número de abortos realizados nos Estados Unidos, nomeadamente através da melhoria das condições económicas e sociais.
O Presidente norte-americano entregou ao Papa uma carta do senador Edward Kennedy e pediu ao Santo Padre que rezasse pelo político democrata que sofre de um tumor no cérebro.
O líder norte-americano deixa hoje Itália rumo ao Gana, a próxima e última etapa deste seu périplo.
É a primeira vez que Obama vai ao continente africano desde que tomou posse, ocasião que deverá aproveitar para explicar como pretende ter influência na ajuda aos mais desfavorecidos.
Etiquetas:
Informações
Comunidades Vivas no Twitter
Etiquetas:
Informações
Igreja pondera avançar com plano contra gripe A
A Igreja admite avançar com um plano de informação e acção face à gripe A. Tudo depende da evolução da doença em Portugal.
Fonte: http://www.rr.pt
A possibilidade é admitida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
D. Jorge Ortiga recorda que a Igreja desempenha um papel social relevante, dado o grande número de pessoas a que chega, e afirma que o mais importante é passar a informação e evitar o alarmismo desnecessário.
“Se a Igreja for solicitada ou se nós próprios reconhecermos que é necessária uma campanha de sensibilização, estou convencido de que cada Bispo, na sua diocese, dará orientações para que os sacerdotes, nas eucaristias, avisem, criando, por um lado, condições de tranquilidade (…) e, por outro, informando para os cuidados a ter”, diz.
“É necessário não alarmar, mas ter uma acção activa para evitar o que é possível e a Igreja não deixará de o fazer”, defende.
Desde o início de Maio, Portugal registou 71 casos positivos de gripe A, na sua maioria, já debelados.
Para melhor identificação do vírus, foi constituída uma rede de coordenação entre laboratórios que, além do Hospital Curry Cabral e do Instituto Ricardo Jorge, inclui agora os laboratórios do Hospital de São João, dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dr.ª Laura Ayres.
Etiquetas:
Informações
9 de julho de 2009
Papa pede medidas concretas ao G8
O Papa pediu hoje aos líderes do G 8, reunidos em Aquila, que tomem decisões úteis.
Fonte: http://www.rr.pt
Aos líderes políticos reunidos na Itália por estes dias, Bento XVI pede que tenham em conta o desenvolvimento dos pobres, em especial dos mais pobres.
“Convido-vos a rezar pelos chefes de Estado e de Governo do G8 que se encontram em Aquila nestes dias para que desta importante cimeira mundial possam sair decisões e orientações úteis ao verdadeiro desenvolvimento de todos os povos, em especial dos mais pobres.”
O Papa dedicou a audiência de hoje à sua nova encíclica ‘Caridade na Verdade’, que, disse, não propõe soluções técnicas, mas lembra os princípios essenciais ao desenvolvimento humano.
Etiquetas:
Informações
Monges franceses na Argélia poderão ter sido mortos por militares
Novas revelações indicam que o assassinato de sete monges trapistas na Argélia, em 1996, não foi levado a cabo por extremistas islâmicos mas sim por militares, num erro que depois foi abafado pelos dois países.
Fonte: http://www.rr.pt
O caso já tem 13 anos mas na altura chocou fortemente a sociedade francesa e internacional, e abalou as relações entre França e a Argélia.
Os sete monges trapistas viviam num mosteiro isolado nas montanhas argelinas, em território sob o controlo do Grupo Armado Islâmico (GIA), uma força que espalhou o terror pelo país africano durante vários anos, e que tinha fama de degolar as suas vítimas.
Em Março desse ano foi anunciado que os monges tinham sido raptados pelo GIA. Dois meses mais tarde o Governo informou que tinha encontrado os seus corpos degolados.
Contudo, uma comissão de inquérito entretanto montada para averiguar as circunstâncias do sucedido ouviu da boca de um general francês reformado, que afinal os monges tinham sido mortos por engano, por soldados argelinos abordo de um helicóptero, que os tinham confundido com militantes islâmicos.
Ao ser informado desta versão dos incidentes o General comunicou-a a Paris, que o ordenou a ficar calado.
Um membro da ordem disse que quando foi à Argélia identificar os corpos teve que insistir para as autoridades abrirem os caixões. Quando finalmente cederam, ficou chocado ao ver que estes apenas continham as cabeças dos monges. Este religioso afirma que isto poderá ter sido feito para esconder os corpos baleados e diz que a embaixada francesa o pediu para não discutir o assunto.
A partir daqui as teorias apenas se tornam mais complexas. Uma das versões que está a ser analisada é de que os monges tenham sido raptados inicialmente por elementos do exército, ou para os assustar e levá-los a abandonar o local, ou então para dar má imagem ao GIA.
Contudo, mais tarde os militantes islâmicos teriam conseguido capturar os monges aos soldados que os detinham, mantendo-os à sua guarda até ao fatídico acidente.
O presidente de França já veio a público pedir que tudo fosse esclarecido. Segundo Sarkozy, é necessário que a justiça cumpre o seu papel. Tanto o primeiro-ministro Raffarin e representantes dos parentes das vítimas já pediram que os arquivos do Ministério da Defesa sejam abertos para se poder averiguar o que se passou.
Etiquetas:
Informações
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)
Agenda da Catequese 2018-19
Contactos
Pode enviar a sua opinião, críticas e sugestões para:
Mail: comunidadesvivas@gmail.com
Telefone: 251782400/251782158
Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Mail: comunidadesvivas@gmail.com
Telefone: 251782400/251782158
Morada: Rua de Santa Marinha
Nº 170
4940-404 Padornelo
Paredes de Coura
Com tecnologia do Blogger.
Etiquetas
Arquivo do Blog
-
▼
2009
(
348
)
-
▼
julho
(
61
)
- Polícia espanca dois padres no Vietname
- Festival Jota na Praia do Tabuão – Paredes de Coura
- Faleceu o primeiro chinês Bispo de Macau
- Papa dedica oração especial aos avós
- Evangelho de Domingo 26 Julho de 2009
- Folha Dominical - 26.07.09 Nº283 (Próximas Três Se...
- Três dias de música católica, convívio e formação ...
- Coreia do Norte executa mulher por distribuir a Bí...
- IX Viana Jovem
- Blog do Secretariado da Pastoral Juvenil de Viana ...
- Bento XVI grava reflexões por não poder escrever a...
- Cristãos paquistaneses ameaçados: Conversão ou morte
- Bispos mexicanos ameaçados por denunciar o narcotr...
- Papa: “A Encíclica active forças para renovar o mu...
- As “Confissões” do braço direito do Papa
- Sete novos padres ordenados hoje
- Notícias Do União de Coura - Julho e Agosto
- Folha Dominical - 19.07.09 Nº282
- Evangelho de Domingo 19 Julho de 2009
- Carta Encíclica Caritas In Veritate de Bento XVI -...
- Papa já deixou o hospital após operação bem sucedida
- IN NOMINE no Teu Palco
- Papa assistido no hospital
- Igreja altera regras das missas
- Igrejas alteram procedimentos para evitar H1N1
- Fim-de-semana negro para cristãos no Iraque
- Segundo padre espanhol assassinado em Cuba este ano
- Wayne Rooney podia ter sido padre
- Uma Igreja no meio da Floresta
- 90 terços em exposição em Fátima
- Família é o elemento central na educação cristã
- "Cristãos não se podem resignar ao silêncio"
- Igreja mais rica com 10 novos sacerdotes
- Papa pede coordenação na solidariedade
- Evangelho de Domingo 12 Julho de 2009
- Papa recebeu Obama no Vaticano
- Comunidades Vivas no Twitter
- Igreja pondera avançar com plano contra gripe A
- Papa pede medidas concretas ao G8
- Monges franceses na Argélia poderão ter sido morto...
- Padres de Viana do Castelo ganham torneio nacional
- D. Carlos Azevedo comenta Caritas in Veritate
- Encíclica Papal pode "enriquecer sociedade portugu...
- Nova encíclica de Bento XVI
- Encíclica de Bento XVI com um outro olhar sobre a ...
- Nova encíclica de Bento XVI revelada dia 07-07-2009
- Bíblia mais antiga do mundo já está on-line
- Papa realça valor da vida e condena violência
- Festa em Honra da Srª. das Angústias
- Ainda não te decidiste? Inscreve-te!
- Protocolo assinado em Vila Viçosa
- Concurso televisivo procura converter ateus
- Folha Dominical - 05.07.09 Nº281
- Arcebispo português na Cúria Romana
- Senadores americanos pela libertação de padre viet...
- Evangelho de Domingo 5 Julho de 2009
- Igreja portuguesa ordena 35 novos sacerdotes dioce...
- Nova Igreja de Fátima recebe prémio de engenharia
- João Paulo II poderá ser beatificado na Primavera ...
- Bispos recordam padres mortos pelos nacionalistas
- Portugal vai ter "Rota das Catedrais"
-
▼
julho
(
61
)
Encontra-nos no facebook
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)
(em www.facebook.com/comunidades.vivas)
Hino Oficial do Ano da Fé
Calendário 2017/2018
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3 MB)
Roteiro Advento 2017
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 10 MB)
Carta Pastoral 2017/2018
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 7 MB)